Salvador, 23 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

IBCM marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids com atividades educativas e culturais em Salvador

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) promove uma programação especial voltada à conscientização, prevenção e combate ao estigma relacionado ao HIV/Aids. A iniciativa tem apoio do site Dois Terços, veículo dedicado à cidadania e à diversidade na Bahia.

Na segunda-feira (1º), data símbolo da luta mundial contra a Aids, a programação se estende à Estação de Metrô da Lapa, em Salvador, das 9h às 12h, com uma ação de viabilizar informações sobre HIV e outras ISTs, disponibilização de materiais educativos e insumos de prevenção. A iniciativa conta com o apoio da CCR Metrô Bahia, reforçando o compromisso de levar informação de forma acessível e com respeito.

Ainda no dia 1º de dezembro, às 9h, a IBCM realiza a Oficina sobre Violência Sexual e Digital na sede da instituição (Rua Santa Clara do Desterro, nº 85). A atividade integra a campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” e aborda como a violência pode se manifestar em ambientes virtuais, além de orientar sobre proteção, denúncia e apoio às vítimas.

A instituição participa do Bonde em Ação – 1º de Dezembro, realizado em parceria com Dois Terços, Bonde Universitário, Prefeitura de Salvador, UFBA e UNEB, ampliando o alcance das ações de conscientização e mobilização social em torno da luta contra o HIV/Aids.

Encerrando o dia, a instituição realiza o Bingo Solidário da IBCM, com início às 18h, na Sauna Fox, como parte das ações beneficentes que ajudam a manter os projetos voltados ao acolhimento e à promoção da cidadania de pessoas vivendo com HIV/Aids.

“Nossa missão vai além do acolhimento. É sobre educar, prevenir e transformar realidades. A luta contra a Aids é também uma luta contra o preconceito e a desinformação”, destaca a coordenação da IBCM.

A Instituição Beneficente Conceição Macedo atua há décadas na defesa dos direitos de pessoas vivendo com HIV/Aids, com foco em crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Veja também

Secult_chamada_Dia_Municipal_do_Rock_Black_Pantera_Foto_Divulgação
Dia Municipal do Rock é celebrado com shows de Otto, Black Pantera e bandas da cena de Camaçari
Camaçari se prepara para celebrar o Dia Municipal do Rock. No próximo domingo (27), a partir das 16h,...
Zanin
Zanin nega liminar para obrigar Senado a instalar CPI sobre Master
Pedido foi feito pelo senador Alessandro Viana (MDB-SE) O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal...
CozinhaConquista_Foto Mateus FernandoSeades2
Municípios baianos recebem equipamentos e estruturas para alimentação, produção rural e ensino
O Estado da Bahia realizou, nesta terça-feira (22), entregas em Piatã, Rafael Jambeiro e Salvador nas...
TurmaDeInstaladoresFotovoltaicos-Foto-LucasMoura-Secom-PMS-2_5_11zon
Prefeitura de Salvador abre 190 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional alinhados às novas demandas do mercado
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos