Salvador, 21 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Governo diz que conectará 100% das escolas até fim de 2026

Conexão de todas as escolas públicas é prioridade
O governo federal pretende antecipar algumas das metas previstas em edital, visando a universalização da telefonia móvel. A expectativa é que, no caso das escolas públicas, 100% tenham acesso à internet até o final de 2026, informou, nesta terça-feira (2), o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido, em Brasília, pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo o ministro, a conexão de todas escolas públicas é uma prioridade do governo por entender a importância disso para o desenvolvimento educacional de jovens e crianças. “Com relação à banda larga nas escolas, 100% das escolas públicas estarão conectadas até final de 2026, com tecnologia através de fibra ótica ou de soluções de satélite”, disse Siqueira Filho.

“Isso é um compromisso nosso”, completou, referindo-se às escolas cadastradas no Ministério da Educação que estão recebendo recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Com relação à expansão da internet de quinta geração (5G), Siqueira Filho disse que, recentemente, a cobertura ultrapassou 64%, resultado que fica acima dos 57%previstos para 2027 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Tecnologia
“A gente tem mais de duas mil cidades com essa nova tecnologia. A ideia é que, cada vez mais, possamos ampliar essa tecnologia para mais municípios para atender essa população. Então, além do 5G, a gente também está concluindo as implantações do 4G nas zonas rurais e nos distritos do nosso Brasil”, disse.

O ministro afirmou, ainda, que a definição das cidades que receberão o serviço é estabelecida em função do tamanho da população. “Primeiro foi para os grandes centros das capitais. Agora, são as periferias”, avaliou.

“Em 2025, vamos conectar 1,5 mil localidades em distritos na zona rural com essa tecnologia para viabilizar a conectividade móvel para essa população. E no 5G, nos grandes centros, a gente já atendeu 67% do território previsto no edital”, complementou.

O governo pretende lançar, em janeiro próximo, um novo leilão para a faixa dos 700 MHz. “Isso vai dar ainda mais capilaridade com novas empresas ampliando a cobertura. O novo leilão contempla localidades acima de 600 habitantes, com a tecnologia 5G móvel. Essa é a nossa meta”, finalizou.
Agência Brasil

Veja também

morto
Uibaí: guarda municipal de Salvador é encontrado morto
Um guarda municipal de Salvador foi encontrado morto em Uibaí, município da região norte do estado, nesta...
morte
Peru: jornalista e candidata a governo regional é assassinada a tiros
A jornalista e candidata às eleições regionais do Peru, Susy Aponte, de 44 anos, foi assassinada a tiros...
HGE
Cajazeiras: duas mulheres ficam feridas após caírem de trio elétrico
Duas mulheres, de 30 e 31 anos, ficaram feridas após uma estrutura de um trio elétrico se soltar durante...
Conmebol
Conmebol anuncia datas e horários das semifinais da Copa Libertadores
Fase terá Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o argentino Estudiantes As datas e horários das semifinais...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos