Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Secretário de Agricultura defende cacauicultura em reunião da Associação Comercial da Bahia

O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, defendeu nesta terça-feira (9), o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau baiano diante da concorrência desleal causada pela importação de cacau. O posicionamento foi feito durante a última reunião do ano da Associação Comercial da Bahia (ACB), realizada na sede da entidade, no bairro do Comércio, em Salvador.

A reunião contou com a participação de empresários, comerciantes e lideranças do setor produtivo baiano, e teve como pauta principal a apresentação da presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau, Vanuza Barroso, sobre os desafios enfrentados pela cacauicultura. O secretário foi convidado pela presidente da ACB, Isabela Suarez, para participar do debate.

Durante sua fala, Barrozo reconheceu os desafios apresentados pelos produtores e foi enfático ao apontar a necessidade de equilibrar a competição. “Não podemos competir com o cacau da Costa do Marfim, que não segue os mesmos ritos fitossanitários e obrigações que nós temos aqui no Brasil. Precisamos olhar e ver que forma vamos equacionar todo esse comércio relacionado à cadeia produtiva do cacau”, afirmou o secretário aos presentes.

O secretário apresentou o que é necessário para fortalecer a cacauicultura baiana, como assistência técnica qualificada, fortalecimento da CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e reforço das barreiras fitossanitárias, medidas essenciais para equilibrar a cadeia produtiva.

“A Secretaria de Agricultura está à disposição para conversar com todos para unirmos forças pelo cacau da Bahia e está de portas abertas para atender os produtores, sempre de forma certa, direta e totalmente justa”, afirmou o secretário, destacando que os desafios só serão resolvidos através do diálogo e da construção de pontes com o setor produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

55046723069_f9373740d3_c
Bahia atropela o Galícia na Fonte Nova
O Bahia não encontrou dificuldades para golear o Galícia, por 3×0, pela terceira rodada do Baianão....
Michael
Santos avança por contratação de atacante Michael, do Flamengo
O Santos avançou para mais uma contratação para a temporada de 2026. Segundo a ESPN, o clube está com...
Bailinho de Quinta 03
Terraço do Barra recebe Bailinho de Quinta com show aberto ao público neste sábado (17)
Neste sábado (17), o Terraço do Barra recebe show exclusivo do Bailinho de Quinta, a partir das 17h....
Bianca Reis - Luciana Bahia
Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida
O janeiro branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014, que busca chamar a atenção para o tema da...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar