Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Festival Virada Salvador 2026 oferece estrutura de banho para ambulantes cadastrados no evento

Os ambulantes que atuam no Festival da Virada Salvador 2026, que acontece até a próxima quarta-feira (31), na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, têm à sua disposição banheiros equipados com chuveiros para que possam fazer sua higiene pessoal antes de dar início a mais um dia de trabalho.

As estruturas foram montadas pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), mas a iniciativa é da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). A intenção é que a categoria possa ter mais conforto, já que muitos improvisavam banhos nos arredores da arena, sobretudo aqueles que residem em locais mais afastados de onde ocorre a festa.

No total, são quatro contêineres: dois destinados ao público masculino e outros dois para o feminino. Os trabalhadores podem usar as estruturas das 8h às 16h.

Jaciara Melo, de 44 anos, é moradora do bairro do Barbalho e trabalha no festival há quatro anos vendendo bebidas. Ela diz que antes era necessário contar com a ajuda de comerciantes locais para ter acesso a banheiros.

“A dificuldade era imensa antes; ficávamos improvisando, trazendo baldes de água, procurando algum lugar, como uma loja, para tomar um banho. Na maioria das vezes, dormimos aqui para agilizar as mercadorias e fazer as compras de reposição. Então, isso facilita muito o nosso trabalho. Antes não tinha, mas agora está uma maravilha”, avaliou.

Já a também ambulante Carla Martins, de 66, trabalhou em todas as edições do festival e, assim como Jaciara, avaliou a iniciativa de maneira positiva. “Muito boa, dá até vontade de dormir embaixo do chuveiro, não dá vontade nem de sair do espaço. Tudo limpinho, organizado e a água é uma beleza. Tomei banho mais cedinho para renovar as energias e me preparar para a maratona”, contou.

Laira Mendonça, de 39 anos, sempre trabalhou como ajudante em barracas de familiares, mas, desta vez, está atuando em sua própria.Ter esses chuveiros à nossa disposição está sendo maravilhoso porque passamos a noite aqui e, de manhã, o chuveiro está lá esperando a gente, limpinho. Os funcionários são educados e preocupados com os ambulantes”, disse.

Além dos chuveiros, os ambulantes que são pais ou mães também podem ficar tranquilos, já que seus filhos, com idades entre 0 e 17 anos, são acolhidos na Escola Municipal Luiza Mahin, em Jardim Armação. O local tem capacidade para receber até 120 crianças e adolescentes. Essa iniciativa é da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Fotos: Camile Barreto/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar