Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Saúde financeira: como manter uma gestão sustentável na sua empresa

A especialista em negócios Carine Oliveira ressalta que a adoção de estratégias assegura a organização e o controle financeiro, possibilitando a exploração de oportunidades de investimento e a expansão do empreendimento

 

Embora a sustentabilidade esteja intrinsecamente ligada a questões ambientais, esse conceito também pode ser aplicado aos objetivos de manutenção econômico-financeira de uma empresa. A consultora de negócios e especialista em planejamento e estruturação do desenvolvimento empresarial, nas áreas comercial e financeira, Carine Oliveira, explica que manter uma firma financeiramente sustentável implica em equilibrar as receitas e despesas para suprir as necessidades presentes e, ao mesmo tempo, assegurar recursos para o futuro. “As organizações sustentáveis são aquelas que adotam práticas estratégicas, visando manter sua competitividade no mercado de forma econômica”.

 

Além disso, garantir as finanças organizadas e controladas permite explorar oportunidades de investimento e ampliar o negócio. “Uma empresa com uma situação financeira sólida tem a capacidade de alocar recursos em tecnologias, iniciativas inovadoras e no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Esses são elementos essenciais para o avanço e a adaptação contínua aos desafios frequentes do ambiente empresarial”, afirma a especialista.

 

É relevante destacar que toda empresa está sujeita a riscos financeiros, como variações cambiais ou oscilações de mercado. “Uma gestão financeira eficiente ajuda a empresa a identificar e mitigar esses riscos, por meio de estratégias como a diversificação de investimentos, o uso de instrumentos financeiros de proteção e a adoção de políticas de controle e monitoramento financeiro”.

 

E outro fator que contribui para a saúde financeira da empresa é fazer um acompanhamento tanto dos ganhos quanto dos gastos. De acordo com Carine, “registrar e monitorar os ganhos revela a lucratividade e destaca fontes de receita significativas, já o acompanhamento dos gastos permite identificar áreas para otimização, evitando desperdícios”.

 

Uma recomendação valiosa da consultora é a elaboração de um planejamento financeiro detalhado, estabelecendo metas e objetivos claros para o negócio a curto, médio e longo prazo. “Essa prática proporciona uma orientação estratégica, auxiliando na tomada de decisões e no alcance sustentável do sucesso financeiro da empresa”, afirma Carine.

 

Sobre Carine Oliveira (@carineoliveiraconsultoria):

Carine Oliveira é consultora de negócios e especialista em planejamento e estruturação do desenvolvimento empresarial, nas áreas comercial e financeira. Ela é referência em diagnosticar processos comportamentais na gestão que impedem o desenvolvimento do negócio, gerando soluções pontuais de forma estratégica, de acordo com as necessidades de cada empresa e das pessoas que estão inseridas no processo. Mais informações: www.instagram.com/carineoliveiraconsultoria/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

image002
Instituto IJCPM abre vagas para instrutores em diversas áreas de formação
O Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) está com cadastro aberto para instrutores, educadores e...
Geracao_empregos_Salvador__Fotos_Jefferson_Peixoto_e_Lucas_Moura__Secom_PMS-3
Salvador oferece 502 vagas de emprego com salários de até R$ 3,2 mil nesta segunda-feira (19)
O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) disponibiliza 502 vagas de emprego e estágio...
6966e4c7b77d8_WhatsApp Image 2026-01-13 at 21.02
Vitória enfrenta o Porto pelo Campeonato Baiano em busca do primeiro triunfo
Ainda à procura do primeiro triunfo em 2026, o Vitória volta a campo neste domingo (18) para encarar...
_mg_6635
Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado
Especialista ensina a otimizar o consumo Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil O ar-condicionado...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar