A melhor roda de samba vai acontecer na quinta de carnaval com Fundo de Quintal, Arlindinho, Davi, Anderson Bombom, Fred Camacho e Swing do Fora
O Bloco Alerta Geral anuncia a grade de atrações para o Carnaval 2026, em um desfile que promete entrar para a história. Este ano, o bloco realiza uma homenagem a Arlindo Cruz, um dos maiores mestres do samba, que nos deixou este ano e cujo legado segue iluminando gerações. A celebração acontecerá na tradicional quinta-feira do samba, quando o Alerta Geral levará para o circuito Osmar (Campo Grande), a melhor roda de samba em cima de um trio elétrico, reunindo um time incrível de sambistas: Fundo de Quintal, Arlindinho, Anderson Bombom, Davi, Fred Camacho e Swing do Fora.
Defendendo o tema “Samba é ancestral, Samba é Bahia. Tradição secular de um povo que canta”, o desfile de 2026 ganha ainda mais significado ao reverenciar uma das figuras mais importantes da música brasileira: “Arlindo Cruz será lembrado em canções, discursos e na energia de um público que aprendeu a amar suas composições, seu canto e alegria. Será inesquecível!”, informou Zé Arerê, presidente da agremiação.
Arerê se lembra com emoção da parceria do Alerta Geral com Arlindo Cruz, onde puxou os Alerteiros por mais de 10 anos. Era emocionante vê-lo cantar, principalmente, “O meu lugar” e o “Bem”. Será uma linda e justa homenagem!”, lembrou Arerê.
Do alto do trio elétrico do maior e melhor bloco de samba já passaram grandes atrações nacionais e locais, a exemplo de: Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, entre outros. O papel que o Alerta desenvolve para o fortalecimento do samba é tão significativo que lhe rendeu muitos prêmios dentro e fora da Bahia, a exemplo da sua participação na Feira de Negócios do Carnaval, na cidade do Rio de Janeiro, por duas edições, e a 4ª edição do Festival de Samba da agremiação.
O Alerta Geral possui um caminho de sucesso revelando muitos nomes da música nacional, artistas e bandas locais, pois é uma referência para músicos e associados, onde se preocupa com todos os detalhes da pré-produção ao final do seu percurso. E no carnaval 2026, não será diferente.
Atrações:
Arlindinho
Em um momento de forte emoção, Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, assume juntamente com sua banda, a condução da homenagem especial ao pai. No repertório, clássicos eternizados pelo mestre e sucessos próprios, a exemplo de: a sós, composta por ele e seu pai; além de músicas em parceria com Alcione, Zeca Pagodinho e Xande de Pilares.
Aos 32 anos, Arlindinho, cresceu num ambiente musical ao lado de feras da MPB. como Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, entre outros gigantes.
Fundo de Quintal
O grupo Fundo de Quintal surgiu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos de 1970, a partir das rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, agremiação criada por Bira Presidente, Ubirany e Sereno. E tornou-se ao longo dos anos, uma das maiores referências do gênero e o grupo mais premiado e respeitado da história do samba.
O Fundo de Quintal é uma união de sambistas, cada um com uma personalidade própria e independente no palco, que juntos formam a principal referência do gênero há muitos anos. O tempero desta receita é a assinatura inconfundível do grupo. Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade.
Anderson Bombom
Cantor e compositor carioca, dono de um timbre único e carismático, ele reverencia os artistas e sambas que construíram a história do gênero, sem deixar de dialogar com a atualidade e suas novas expressões. Iniciou sua trajetória como integrante da do Grupo Balacobaco, onde permaneceu até 2018. Sua caminhada o levou a dividir estúdio e gravações com grandes nomes do samba, como Xande de Pilares e Arlindo Cruz, fortalecendo ainda mais sua identidade artística.
Entre suas gravações de destaque estão “Tia Anastácia”, “Tô a Bangu”, “Força e Fé”, entre outros. Atualmente, Anderson celebra sua carreira solo, com mais de meio milhão de ouvintes mensais e uma base de fãs cada vez mais fiel.
Davi
Natural de São Gonçalo (RJ), Davi iniciou sua trajetória no samba como ritmista em blocos locais e na Escola de Samba Porto da Pedra, até se tornar cantor na agremiação de Vila Isabel.
Passou por diversos grupos até ser convidado a assumir o vocal do Grupo Revelação, onde permaneceu por quatro anos. Em 1º de novembro de 2018, deu início à sua carreira solo e, desde então, vem conquistando cada vez mais seguidores e fãs em suas apresentações pelo Brasil.
Fred Camacho
Cantor, compositor e músico, nascido na Zona Norte do Rio de Janeiro, aprendeu com Almir Guineto as malandragens nas palhetadas do banjo, instrumento que se tornou referência. Passou por bandas de grandes artistas, tais como: Beth Carvalho, Martinho da Vila, Dudu Nobre e Xande de Pilares. E foi amigo e parceiro de Arlindo Cruz, compondo mais de vinte sambas, entre eles o sucesso “O que é o amor”, em parceria com Maurição, um verdadeiro hit na voz da cantora Maria Rita, com quem tocou por 10 anos.
Com mais de 300 músicas gravadas, Fred Camacho tem em seu currículo diversos artistas do samba e da música popular brasileira: Alcione, Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Mart’nália, Dudu Nobre, Xande de Pilares, Fundo de Quintal e outros grandes nomes.
Swing do Fora
A Swing do Fora é uma das bandas mais requisitadas nos eventos e representativas do samba baiano. Com uma sonoridade que mistura o tradicional samba de roda com elementos modernos do pagode e da musicalidade percussiva da Bahia, o grupo vem conquistando públicos por onde passa com seu som cheio de autenticidade, vocal marcante e a energia que a banda carrega desde a sua primeira formação. Atualmente, a banda segue comandada por Eri nos vocais, André e Everedy.
Fotos atrações: https://drive.google.com/drive/folders/1__A8X9fWqTO6lA7IOeLKMO_8D1WAXsPS?usp=drive_link
SERVIÇO ALERTA GERAL:
O que: desfile do Bloco Alerta Geral.
Atrações: Fundo de Quintal, Arlindinho, Anderson Bombom, Davi, Fred Camacho e Swing do Fora
Onde: Circuito Osmar (Campo Grande, Salvador, Bahia).
Quando: quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, a partir das 20h.
Quanto: R$ 300,00
Vendas: Sede (Rua Direita da Piedade, nº14, Barris) e plataforma digital ticketmaker.com.br
Link de vendas: https://vendas.ticketmaker.com.br/evento/bloco-alerta-geral-2026/5447-205
Classificação: livre.
Outras informações: (71) 3018-5339