Salvador, 29 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Vitória e Mixto disputarão Brasileirão Feminino após 2 desistências

Clubes ocuparão vagas deixadas por Fortaleza e Real Brasília
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a participação dos times Vitória-BA e Mixto-MS este ano na Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol, após as desistências de Fortaleza e Real Brasília.

Em nota oficial publicada nesta quinta-feira (8), a entidade afirmou que o “desempenho recente das equipes na segunda divisão” foi determinante para o preenchimento das vagas. Os times baiano e sul-matogrossense encerram a Série A2 do ano passado, respectivamente, em quinto e sexto lugares.

Após uma temporada histórica em 2025 que resultou no inédito acesso à Série A1 do Brasileirão este ano, o Fortaleza anunciou o encerramento das atividades do futebol feminino – todas as categorias – no último dia 29, por determinação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Na ocasião, em nota oficial, o clube justificou a decisão por conta da restrição orçamentária e da incapacidade financeira para manter a modalidade.

Além do sonhado acesso à elite do futebol nacional, as Leoas – apelido do time feminino feminino do Fortaleza – também foram campeãs cearenses e conquistaram o título da primeira edição da Copa Maria Bonita, que reuniu nove equipes do Nordeste. Enquanto as Leoas brilharam em 2025, o time masculino amargou o rebaixamento para a Série B do Brasileirão de 2026.

A desistência do Real Brasília-DF, tradicional representante do Distrito Federal no Brasileirão Feminino, ocorreu, segundo o clube, em razão da da saída do patrocinador master, o Banco de Brasília. A decisão foi anunciada pelas redes sociais no último dia de 2025.
Agência Brasil

Veja também

Chef Sandro Borges comanda PorcoDay na Vinícola Reconvexo, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina_Divulgação
Chef Sandro Borges leva O Porco Steak House para o "PorcoDay" da Vinícola Reconvexo, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina
O chef assador e empresário Sandro Borges, especializado em carne suína e proprietário do restaurante...
Smartphone, celular,  em uso
Biometria facial será obrigatória para usuários de telefonia móvel
Objetivo é evitar fraudes, já que o titular da linha será identificado A partir de 2027, usuários de...
Ministerio-da-Fazenda
Contas do governo têm superávit de R$ 4,8 bilhões em setembro
Precatórios cancelados e alta do petróleo reforçaram caixa da União As contas do Governo Central, que...
unnamed (1)
Eduardo Souza é apresentado no Noroeste e inicia novo desafio no futebol paulista
O técnico Eduardo Souza foi apresentado oficialmente na última semana como novo comandante do Noroeste....

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos