Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Globo de Ouro 2026: “O Agente Secreto” concorre em três categorias, faz história e mobiliza torcida brasileira; veja detalhes da cerimônia

A cerimônia do Globo de Ouro 2026 acontece neste domingo, 11, em Los Angeles, e terá um forte representante brasileiro na disputa. O filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, concorre em três categorias: Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. A premiação começa às 21h30 (horário de Brasília).

Há um ano, o Brasil celebrou a conquista inédita de Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Agora, a expectativa se renova com a produção pernambucana, que chega à cerimônia com feitos históricos.

Assim como Ainda Estou Aqui, que aborda a luta de Eunice Paiva por justiça após a morte de Rubens Paiva, O Agente Secreto tem a ditadura militar como pano de fundo e aposta em referências marcadamente brasileiras. O longa é ambientado em 1977 e acompanha Marcelo, um professor que foge da opressão em São Paulo e retorna à cidade natal, Recife, onde passa a enfrentar perseguições, repressão política, paranoias e dilemas morais ao tentar deixar o passado para trás.

Feitos inéditos no Globo de Ouro

A presença de O Agente Secreto no Globo de Ouro 2026 já é histórica. O filme se tornou o primeiro longa brasileiro a concorrer em três categorias na premiação. Além disso, é a primeira produção nacional indicada à categoria de Melhor Filme — até então, os títulos brasileiros haviam sido lembrados apenas na disputa de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.

Wagner Moura também entra para a história ao se tornar o primeiro brasileiro indicado a Melhor Ator em Filme de Drama. Ao comentar o recorde nas redes sociais, Kleber Mendonça Filho celebrou: “Não sabia que as três indicações no Globo de Ouro são recorde brasileiro. Obrigado por me avisar e um abraço enorme para toda a equipe inacreditável que fez O Agente Secreto”.

Brasileiros na história da premiação

O Brasil tem trajetória relevante no Globo de Ouro. Em 2016, Wagner Moura já havia concorrido como Melhor Ator em Série de Drama por Narcos. Antes dele, Sônia Braga foi indicada em diferentes anos, incluindo O Beijo da Mulher Aranha (1986) e Luar Sobre Parador (1989). Daniel Benzali concorreu em 1996 por Murder One. Em 1999, Fernanda Montenegro disputou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama por Central do Brasil.

Como acompanhar a cerimônia

A 83ª edição do Globo de Ouro será realizada em Los Angeles e terá transmissão no Brasil ao vivo pela TV Globo, logo após o Fantástico — o que significa que parte do evento irá ao ar após as 23h. Quem quiser acompanhar a cerimônia na íntegra pode optar pelo streaming (HBO Max) ou pela TV fechada (canal TNT).

Os fãs de O Agente Secreto precisarão de paciência: duas das três categorias disputadas pelo filme estão entre as mais aguardadas da noite. Tradicionalmente, a categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa costuma ser anunciada entre as primeiras, como ocorreu em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar