Salvador, 29 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Salvador Vai de Bike e IJCPM capacitam ciclistas e encerram ciclo de palestras de educação no trânsito nesta sexta (23)

O Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e com apoio da ONG Parceiros da Alegria, realizou nos dias 20 e 21 de janeiro uma ação educativa e segue, nesta sexta-feira (23), com palestras de educação no trânsito voltadas para jovens de 16 a 24 anos. A iniciativa tem foco na promoção da mobilidade ativa, da autonomia no deslocamento e da segurança no uso da bicicleta.

“Essa ação reforça o nosso compromisso com a formação cidadã dos jovens. Ao promover o acesso à bicicleta aliado à educação no trânsito, estamos contribuindo para que eles desenvolvam mais autonomia, consciência coletiva e responsabilidade no uso do espaço urbano”, afirma Michele Teixeira, coordenadora do IJCPM.

As atividades aconteceram nas unidades do IJCPM no Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping, com aulas práticas de bicicleta conduzidas por instrutores da Escola de Bicicleta dos bicicletários de São Cristóvão e Itapuã. Ao todo, 24 jovens das comunidades de Pernambués, Saramandaia, Boca do Rio, São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Cassange participaram das aulas, que também incluíram oficinas de manutenção básica de bicicletas.

De acordo com Isaac Edington, presidente da Saltur e idealizador do Movimento Salvador Vai de Bike, a iniciativa vai além do aprendizado técnico. “Quando ensinamos um jovem a pedalar com segurança, estamos falando de autonomia, inclusão e direito à cidade. A bicicleta é uma ferramenta de transformação social, e ações como essa ajudam a formar cidadãos mais conscientes, que passam a enxergar a mobilidade urbana como um espaço de convivência e respeito”, afirmou.

Como desdobramento da iniciativa, o projeto segue com palestras de educação no trânsito, que serão realizadas até esta sexta-feira (23), das 14h às 17h, nas unidades do IJCPM do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping. As palestras contam com a participação de agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e abordam temas como o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a convivência segura entre os diferentes modais de transporte e o uso responsável do espaço urbano.

A ação integra as iniciativas de promoção da mobilidade sustentável e do acesso à bicicleta como meio de transporte, lazer e inclusão social, reforçando a formação cidadã, a segurança viária e a qualidade de vida nas comunidades atendidas.

Veja também

Chef Sandro Borges comanda PorcoDay na Vinícola Reconvexo, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina_Divulgação
Chef Sandro Borges leva O Porco Steak House para o "PorcoDay" da Vinícola Reconvexo, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina
O chef assador e empresário Sandro Borges, especializado em carne suína e proprietário do restaurante...
Smartphone, celular,  em uso
Biometria facial será obrigatória para usuários de telefonia móvel
Objetivo é evitar fraudes, já que o titular da linha será identificado A partir de 2027, usuários de...
Ministerio-da-Fazenda
Contas do governo têm superávit de R$ 4,8 bilhões em setembro
Precatórios cancelados e alta do petróleo reforçaram caixa da União As contas do Governo Central, que...
unnamed (1)
Eduardo Souza é apresentado no Noroeste e inicia novo desafio no futebol paulista
O técnico Eduardo Souza foi apresentado oficialmente na última semana como novo comandante do Noroeste....

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos