Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bahia amplia atendimento especializado com quatro carretas do programa Agora Tem Especialistas em operação simultânea e reduz tempo de espera por consultas e exames no SUS

A Bahia inicia, a partir desta sexta-feira (30), uma nova etapa de ampliação do acesso a consultas e exames especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com quatro carretas do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde, operando simultaneamente em diferentes regiões do estado. A estratégia reforça a parceria Bahia–Brasil e leva atendimento especializado para áreas com demanda reprimida, reduzindo distâncias e deslocamentos de pacientes.

As unidades móveis estarão em Ribeira do Pombal e Barreiras, com serviços voltados à Saúde da Mulher, em Eunápolis, com Oftalmologia, e em Cruz das Almas, com Diagnóstico por Imagem, com foco inicial na oferta de tomografia.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que a chegada das carretas amplia a capacidade de atendimento da rede pública e acelera diagnósticos e encaminhamentos. “O programa Agora Tem Especialistas é uma iniciativa do Ministério da Saúde que chega à Bahia com força total, com o apoio do Governo do Estado e dos municípios. São estruturas completas, com equipe e equipamentos, para levar o atendimento especializado onde o paciente está, reduzindo deslocamentos e garantindo acesso mais rápido a exames e consultas que fazem diferença no tempo certo”, afirmou.

Em Cruz das Almas, a quarta carreta entra em operação com uma novidade importante dentro do conjunto de estratégias de redução de filas no estado: a ampliação da oferta de exames de imagem, com foco inicial em tomografia, fortalecendo o diagnóstico e o direcionamento do cuidado na rede assistencial. A escolha dos locais segue critérios técnicos e está relacionada à demanda reprimida identificada nas regiões atendidas.

Além de aproximar os serviços de quem mais precisa, a iniciativa integra um movimento de fortalecimento do SUS na Bahia, somando esforços entre Estado, Governo Federal e municípios para acelerar a resposta da rede e dar mais resolutividade ao atendimento especializado.

Roberta Santana também ressaltou que a ampliação será contínua nas próximas semanas. “O governador Jerônimo Rodrigues assegurou, junto ao Ministério da Saúde, uma quinta carreta, que deve iniciar operação na Bahia em até 30 dias, ampliando ainda mais a capacidade do estado de alcançar áreas remotas e reduzir o tempo de espera da população”, disse.

Os atendimentos são realizados exclusivamente por agendamento, conforme regulação e fluxos definidos em cada município, com encaminhamento dos pacientes pela rede local de saúde. Locais onde estarão as carretas:

– Ribeira do Pombal – Saúde da Mulher
– Local: Policlínica Regional de Saúde em Ribeira do Pombal
– Barreiras – Saúde da Mulher
– Local: Policlínica Regional de Saúde em Barreiras
– Eunápolis – Oftalmologia
– Local: Praça do Pequi – Rua Boa Vista, 61, bairro Pequi, Eunápolis (BA)
– Cruz das Almas – Diagnóstico por Imagem (tomografia)
– Local: Praça Senador Temístocles, 756, Centro, Cruz das Almas (BA)

Histórico na Bahia e reforço nas policlínicas

Na Bahia, as carretas do Agora Tem Especialistas começaram a rodar em 10 de outubro de 2025, com a linha de Saúde da Mulher em Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, e tiveram nova etapa em 1º de dezembro de 2025, com unidades em Abaré e Juazeiro. Já a carreta de Oftalmologia entrou em operação no estado em 17 de dezembro de 2025, em Teixeira de Freitas, ampliando a capacidade de consultas, exames e cirurgias para pacientes do SUS. O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada a aumentar a oferta de atendimento especializado e reduzir filas, combinando estratégias como unidades móveis e a ampliação do uso da rede pública. No mesmo eixo, as Policlínicas Regionais de Saúde na Bahia contam com apoio federal, com aporte de R$ 100 milhões, para ampliar a produção com funcionamento em horário estendido, inclusive à noite e aos fins de semana.

Fotos: Walterson Rosa/MS

Veja também

default
Regularização do ISS 2026 em Camaçari tem descontos de até 100% em multas e juros
A Prefeitura de Camaçari instituiu o Programa de Regularização Fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...
montenegro-i-e-ii-obras-MCMV-William-Rocha
MCMV: Sehab convoca pré-selecionados da terceira lista do Parque Residencial Montenegro I e II para entrega de documentos
A Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab) convoca 102 novos pré-selecionados para a etapa de verificação...
Semu_Setur_cobertura_início_aulas_Carreta_da_Beleza_curso_design_de_sobrancelhas_com_henna_Foto_Everaldo_Paixão_02
Carreta da Beleza inicia turmas de qualificação profissional para mulheres de Camaçari
Novas perspectivas profissionais e de vida. Com essa expectativa, as alunas dos cursos ofertados pela...
Bahia_Agro_Conecta_2026_Card
Bahia Agro Conecta 2026 reúne setor produtivo e especialistas para discutir inovação no agro baiano
Produtores rurais, empresas, pesquisadores, investidores, startups e representantes do poder público...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige