Salvador, 29 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Governo do Estado e SEC regularizam terrenos para construção de novos campi da UFSB e UFRB

O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, participam, nessa sexta (30), de ato de assinatura do Termo de Cessão de Uso do Bem Imóvel para a construção do campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no bairro de Mandacaru, no município de Jequié. A obra representa um investimento superior a R$ 34 milhões do Governo Federal, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED), na ampliação da Educação Superior na Bahia.

Mesmo sem prédio, a UFSB já está presente na cidade e com vagas que podem ser acessadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). São 200 vagas distribuídas nos cursos de Administração, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades, Engenharia em Cibersegurança e Agronomia.

O Governo do Estado e a Secretaria da Educação (SEC) também registram avanço no processo de regularização do terreno para a construção do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.

A cessão do terreno localizado na BA-420 para a universidade foi publicada na edição dessa quarta-feira (28) do Diário Oficial do Estado (DOE). A cessão dos terrenos às universidades federais é gratuita e os imóveis podem ser explorados pelas instituições pelo período de cinco anos, no caso da UFSB, e 20 anos, da UFRB.

Nos próximos dias, o governador Jerônimo deve assinar a cessão de mais um terreno, desta vez para a construção de um novo campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

Veja também

55617475742_7d9dc0baf2_k
Bahia faz boa partida, vence o São Paulo e retoma sexta colocação
O Bahia conseguiu um bom resultado na noite desta quarta-feira, pela 33ª rodada do Brasileirão. O tricolor...
FotoDivulgação Serin
Governo do Estado monitora municípios e rodovias atingidos por fortes chuvas na Bahia
Em razão das fortes chuvas que atingiram cidades de diversas regiões da Bahia nesta terça e quarta-feira...
Trump
Trump diz que não vai se "envolver", após carta de Flávio Bolsonaro
Presidente dos EUA voltou a questionar sem provas a eleição brasileira O presidente dos Estados Unidos,...
Senador diz que carta golpista de Flávio Bolsonaro foi um "desabafo"
Coordenador de campanha do PL admite não ter prova de fraude eleitoral
Senador diz que carta golpista de Flávio Bolsonaro foi um “desabafo” O senador Rogério Marinho...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos