Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Promoção de 28 tenentes-coronéis fortalece a PM e amplia presença feminina nos postos de comando

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, nesta quinta-feira (5), na Governadoria, em Salvador, 28 oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) promovidos ao posto de tenente-coronel. A ascensão na carreira integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à valorização profissional da tropa. A iniciativa faz parte do pacote de 130 promoções assinado pelo governador na terça-feira (3) e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (4).Os oficiais serão designados para unidades na capital e no interior do estado.

Durante o encontro, o governador destacou a responsabilidade associada à nova função. “Vocês estão cada vez mais próximos do objetivo de quem escolhe a carreira policial e assumem mais uma missão de confiança, baseada na lealdade e no compromisso de construir uma Bahia mais segura e de paz”, afirmou.

O comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, ressaltou que a medida contribui para o desenvolvimento profissional dos militares. “A promoção reforça a valorização da tropa, garante avanço na carreira e amplia a motivação para a prestação de um serviço de segurança pública cada vez mais qualificado à população”, disse.

O secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, destacou os critérios adotados no processo. “Foi realizada uma seleção criteriosa, com análise curricular e da trajetória profissional dos oficiais. Pela competência e formação, eles honram o cargo que ocupam e contribuem para o fortalecimento da Polícia Militar”, pontuou.

Já o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou o papel estratégico da nova patente. “Nesta etapa, a responsabilidade se amplia. Como oficiais superiores, eles reforçam a liderança e o compromisso com a excelência na segurança pública”, afirmou.

Ampliação da presença feminina
Entre os promovidos, 11 são mulheres, número que evidencia o avanço da participação feminina nos postos de comando da corporação.

A tenente-coronel Cleia Oliveira Carvalho de Santana destacou o significado da conquista. “A promoção de mulheres a cargos mais altos reforça o reconhecimento à atuação das policiais, que desempenham suas funções com dedicação, disciplina e compromisso com a sociedade”, afirmou.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, ressaltou a importância do avanço na representatividade. “O reconhecimento da competência e da dedicação das mulheres fortalece a construção de uma segurança pública mais diversa e comprometida com o cuidado com as pessoas”, disse.

Fotoa: Joá Souza/GOVBA

Veja também

oftamologista
Autismo: médica lista estratégias que ajudam no atendimento a crianças
Cerca de 40% das crianças com TEA apresentam transtornos de ansiedade Hipersensibilidade sensorial, intolerância...
Ancelotti
Ancelotti anuncia 26 convocados para amistosos da seleção brasileira
Primeira lista pós-Copa do Mundo tem oito jogadores estreantes O técnico Carlo Ancelotti anunciou na...
Foto-Fernando-Vivas-GOVBA_-educacao_professora
PND 2026: cartão que confirma inscrição está disponível na internet
Candidato pode acessar documento na Página do Participante Os candidatos à Prova Nacional Docente (PND)...
Interpol
Crianças desaparecidas no Maranhão podem entrar em alerta da Interpol
Mãe suspeita que filhos podem estar em grupo resgatado na Flórida A mãe das crianças desaparecidas há...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige