Salvador, 8 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Promoção de 28 tenentes-coronéis fortalece a PM e amplia presença feminina nos postos de comando

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, nesta quinta-feira (5), na Governadoria, em Salvador, 28 oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) promovidos ao posto de tenente-coronel. A ascensão na carreira integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública e à valorização profissional da tropa. A iniciativa faz parte do pacote de 130 promoções assinado pelo governador na terça-feira (3) e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (4).Os oficiais serão designados para unidades na capital e no interior do estado.

Durante o encontro, o governador destacou a responsabilidade associada à nova função. “Vocês estão cada vez mais próximos do objetivo de quem escolhe a carreira policial e assumem mais uma missão de confiança, baseada na lealdade e no compromisso de construir uma Bahia mais segura e de paz”, afirmou.

O comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, ressaltou que a medida contribui para o desenvolvimento profissional dos militares. “A promoção reforça a valorização da tropa, garante avanço na carreira e amplia a motivação para a prestação de um serviço de segurança pública cada vez mais qualificado à população”, disse.

O secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, destacou os critérios adotados no processo. “Foi realizada uma seleção criteriosa, com análise curricular e da trajetória profissional dos oficiais. Pela competência e formação, eles honram o cargo que ocupam e contribuem para o fortalecimento da Polícia Militar”, pontuou.

Já o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou o papel estratégico da nova patente. “Nesta etapa, a responsabilidade se amplia. Como oficiais superiores, eles reforçam a liderança e o compromisso com a excelência na segurança pública”, afirmou.

Ampliação da presença feminina
Entre os promovidos, 11 são mulheres, número que evidencia o avanço da participação feminina nos postos de comando da corporação.

A tenente-coronel Cleia Oliveira Carvalho de Santana destacou o significado da conquista. “A promoção de mulheres a cargos mais altos reforça o reconhecimento à atuação das policiais, que desempenham suas funções com dedicação, disciplina e compromisso com a sociedade”, afirmou.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, ressaltou a importância do avanço na representatividade. “O reconhecimento da competência e da dedicação das mulheres fortalece a construção de uma segurança pública mais diversa e comprometida com o cuidado com as pessoas”, disse.

Fotoa: Joá Souza/GOVBA

Veja também

Haddad
Classe dominante brasileira entende o Estado como dela, diz Haddad
Em livro, ministro aborda o chamado capitalismo superindustrial   “A classe dominante brasileira...
morto
Adolescente agredido em briga no DF morre após 16 dias internado
Caso teve repercussão nacional e agressor Pedro Turra está preso O adolescente Rodrigo, de 16 anos, agredido...
06_02_2026_Simulado para acidentes no carnaval_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (28)
Simulado de incidente com múltiplas vítimas testa resposta de emergência para o Carnaval
Um exercício simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) foi realizado no circuito Barra–Ondina,...
Visita às Obras Sociais Irmã Dulce
Nova sala cirúrgica do Hospital Santo Antônio reforça atendimento do SUS com apoio dos governos da Bahia e Federal
A rede pública de saúde da Bahia ganhou um reforço com a entrega de uma nova sala de cirurgias gerais...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar