Salvador, 8 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Polícia Militar da Bahia tem a primeira mulher promovida ao posto de coronel na história

A promoção da tenente-coronel PM Ivana Teixeira Andrade, que integra o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), a coronel – o mais alto posto da Polícia Militar da Bahia (PMBA), representa um marco histórico na bicentenária corporação. O ato simboliza um avanço significativo para a representatividade feminina nas forças de segurança do estado. Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e formada no Curso de Comando e Estado Maior (CCEM), pré-requisito para assumir o posto, a coronel Ivana tem uma trajetória de 32 anos na corporação, que une a precisão da saúde com a exatidão da estratégia militar.

Ao longo da carreira, a oficiala, que tem 56 anos, foi reconhecida com a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e as medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação. Ela conta ter prestado o concurso da PM para o Quadro de Saúde aos 24 anos, recém-formada, quando ainda não fazia ideia do que era ser policial militar. Mas, como sempre foi disciplinada, adaptou-se rápido e construiu uma carreira longa e sólida, primeiramente atendendo e depois assumindo a gestão da Odontoclínica.

“Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero em breve que muitas mulheres estejam aqui”, disse emocionada a coronel e dentista. As novas promoções, anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 4 de fevereiro, fazem parte de um total de 130 que recompõe o quadro de oficiais e cumpre um compromisso da gestão estadual pelo fortalecimento da tropa. O segundo maior posto, o de tenente coronel, também ganhou destaque sendo alcançado, nesta promoção, por 11 oficialas.

“Nós mulheres temos uma vida muito cheia de atividades, porque nós somos esposas, mães, filhas, e quando a gente volta para casa, tem que lidar com toda essa situação. Aí que está a grande dificuldade da mulher e também a força”, completou a coronel Ivana Andrade.

Veja também

Haddad
Classe dominante brasileira entende o Estado como dela, diz Haddad
Em livro, ministro aborda o chamado capitalismo superindustrial   “A classe dominante brasileira...
morto
Adolescente agredido em briga no DF morre após 16 dias internado
Caso teve repercussão nacional e agressor Pedro Turra está preso O adolescente Rodrigo, de 16 anos, agredido...
06_02_2026_Simulado para acidentes no carnaval_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (28)
Simulado de incidente com múltiplas vítimas testa resposta de emergência para o Carnaval
Um exercício simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) foi realizado no circuito Barra–Ondina,...
Visita às Obras Sociais Irmã Dulce
Nova sala cirúrgica do Hospital Santo Antônio reforça atendimento do SUS com apoio dos governos da Bahia e Federal
A rede pública de saúde da Bahia ganhou um reforço com a entrega de uma nova sala de cirurgias gerais...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar