Salvador, 7 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Barra de Caravelas: Feira Gastronômica vende 150kg de mariscos e crustáceos em dois dias

A nona edição do evento, apoiado pela Suzano, foi realizada no último final de semana

Com cerca de 150kg de mariscos e crustáceos comercializados em dois dias, gerando uma arrecadação bruta de aproximadamente R$ 85 mil, a 9ª edição da Feira Gastronômica de Mariscos de Barra de Caravelas foi considerada um sucesso pelos organizadores. O evento foi realizado no último final de semana de janeiro, pela Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiros locais, com patrocínio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto.

De acordo com a coordenadora de projetos da associação, Marina Pereira Portela, o evento gerou cerca de 100 vagas de trabalho, direta e indiretamente, e mais de 2 mil pessoas visitaram a feira no sábado e domingo, dentre turistas, moradores locais e de cidades circunvizinhas. “O balanço geral foi muito positivo e atingimos nossa principal meta, que é gerar renda extra dentro da comunidade e fomentar a nossa principal atividade econômica, que é a pesca”, ressalta ela.

O distrito de Barra de Caravelas ainda espera receber muitos visitantes ao longo da temporada de verão. Situado a cerca de 10 minutos do centro do município de Caravelas (BA), no Extremo Sul da Bahia, a charmosa vila de pescadores atrai turistas que buscam descanso, sossego e contato direto com a natureza, marcada pelo encontro do rio com o mar e com um belo coqueiral. A praia possui um píer e um Centro de Convivência, onde acontece a comercialização de frutos do mar frescos, artesanato e a gastronomia tradicional. A vila também é um dos pontos de saída para o arquipélago de Abrolhos.

O Centro de Convivência foi inaugurado em 2019, com a participação da Suzano e da Prefeitura Municipal, após debates coletivos realizados em assembleias no Conselho da Reserva Extrativista (RESEX) de Cassurubá. O local visa apoio ao desenvolvimento econômico e social da região, impactando mais de 200 pessoas ligadas diretamente à pesca tradicional. No espaço comunitário são realizados diversos serviços, como auxílio na retirada de documentos, pagamento do seguro-defeso para pescadores, guarda e manutenção de apetrechos de pesca e café da manhã diário para os trabalhadores. O centro também abriga auditório para diversas atividades, como cursos, esportes e manifestações folclóricas.

“A construção do Centro de Vivência e o apoio a Feira Gastronômica de Mariscos são apenas alguns dos investimentos sociais da Suzano na localidade. Queremos caminhar lado a lado com nossas comunidades vizinhas para ajudar a impulsionar o desenvolvimento desta região, onde estamos presentes há mais de 30 anos. Buscamos, de forma colaborativa, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, estimulando a geração de emprego e renda e apoiando ações que promovam cidadania”, completa Elton Ray Silva Santiago, consultor de Relacionamento Social da Suzano.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br

Veja também

morto
Adolescente agredido em briga no DF morre após 16 dias internado
Caso teve repercussão nacional e agressor Pedro Turra está preso O adolescente Rodrigo, de 16 anos, agredido...
06_02_2026_Simulado para acidentes no carnaval_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (28)
Simulado de incidente com múltiplas vítimas testa resposta de emergência para o Carnaval
Um exercício simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) foi realizado no circuito Barra–Ondina,...
Visita às Obras Sociais Irmã Dulce
Nova sala cirúrgica do Hospital Santo Antônio reforça atendimento do SUS com apoio dos governos da Bahia e Federal
A rede pública de saúde da Bahia ganhou um reforço com a entrega de uma nova sala de cirurgias gerais...
Travessia-Plataforma-Ribeira_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-3-scaled
Travessia Salvador–Morro de São Paulo registra movimento muito bom no Terminal Náutico da Bahia
A Travessia Salvador–Morro de São Paulo apresenta intenso fluxo de passageiros neste sábado (7), com...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar