Salvador, 7 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bahia vira polo de produção de ambulâncias, gera 250 empregos diretos e já recebeu 419 veículos do Samu desde 2023

A geração de empregos diretos e o fortalecimento de uma cadeia industrial estratégica para o SUS voltaram ao centro da agenda da saúde na Bahia neste sábado (7), durante visita técnica à fábrica transformadora de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de veículos de transporte sanitário, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A agenda contou com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da secretária executiva da Casa Civil do Governo Federal, Miriam Belchior. A unidade já responde por 250 empregos diretos, com perspectiva de ampliação, e reforça a Bahia como polo de desenvolvimento, produção e distribuição de veículos de saúde para o Nordeste, com capacidade de atender também demandas de outros estados, especialmente em ambulâncias.

Durante a visita, Roberta Santana destacou que a instalação e o fortalecimento da indústria de veículos de saúde no estado geram impacto duplo, movimentam a economia e aceleram entregas para a rede pública. “Estamos falando de geração de empregos e de fortalecimento da indústria instalada na Bahia, mas também de agilidade. Produzir mais perto reduz custos logísticos e melhora o tempo de resposta da urgência e emergência. E isso salva vidas. É um investimento que posiciona a Bahia como polo exportador de ambulâncias e outros veículos de saúde para o Nordeste”, afirmou.

O ministro Alexandre Padilha ressaltou que ampliar a produção nacional de ambulâncias e veículos sanitários faz parte da estratégia do Governo Federal para reduzir desigualdades regionais e fortalecer o SUS, combinando desenvolvimento e ampliação do acesso. Segundo ele, a iniciativa reafirma o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues com investimentos estruturantes no Nordeste, estimulando cadeias produtivas, gerando oportunidades e reforçando a capacidade de atendimento dos serviços de saúde.

O avanço industrial caminha junto com entregas que reforçam a assistência em todo o território baiano. Desde 2023, o governador Jerônimo Rodrigues realizou a entrega de 1.394 veículos, com investimentos em diferentes frentes. Foram 983 ambulâncias, 195 vans de TFD, 154 veículos administrativos e 62 micro-ônibus. Já no âmbito do federal, desde 2023, contando com a entrega de ontem, a Bahia recebeu 419 ambulâncias do Samu, destinadas tanto à renovação quanto à ampliação dos serviços nos municípios.

A parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal tem se traduzido em entregas e tecnologia para fortalecer a atenção básica, a urgência e a assistência especializada. Na sexta-feira (6), durante evento no Parque de Exposições de Salvador, mais de R$ 300 milhões do PAC Saúde foram destinados à Bahia com a entrega de veículos, equipamentos e tecnologias. Entre as ações, estão 1.030 kits para Unidades Básicas de Saúde, 32 Unidades Odontológicas Móveis, além de kits cirúrgicos, tomógrafos e outros equipamentos hospitalares para a rede estadual. Na ocasião, também foi autorizada a construção de três Policlínicas Regionais de Saúde, ampliando o acesso da população a exames, consultas e procedimentos nas diversas regiões do estado.

Para Roberta Santana, o resultado é um ciclo virtuoso. “Quando Bahia e Brasil trabalham juntos, a gente entrega mais, com mais qualidade, e ainda gera emprego aqui dentro. É o SUS ganhando ainda mais musculatura com o desenvolvimento regional, e a Bahia assumindo o lugar que ela merece, um polo que produz, distribui e fortalece a saúde pública para o Nordeste”.

Fotos: Marcio Rocha/Saúde GovBA

Veja também

morto
Adolescente agredido em briga no DF morre após 16 dias internado
Caso teve repercussão nacional e agressor Pedro Turra está preso O adolescente Rodrigo, de 16 anos, agredido...
06_02_2026_Simulado para acidentes no carnaval_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (28)
Simulado de incidente com múltiplas vítimas testa resposta de emergência para o Carnaval
Um exercício simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) foi realizado no circuito Barra–Ondina,...
Visita às Obras Sociais Irmã Dulce
Nova sala cirúrgica do Hospital Santo Antônio reforça atendimento do SUS com apoio dos governos da Bahia e Federal
A rede pública de saúde da Bahia ganhou um reforço com a entrega de uma nova sala de cirurgias gerais...
Travessia-Plataforma-Ribeira_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-3-scaled
Travessia Salvador–Morro de São Paulo registra movimento muito bom no Terminal Náutico da Bahia
A Travessia Salvador–Morro de São Paulo apresenta intenso fluxo de passageiros neste sábado (7), com...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar