Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Musical “Hair” volta a cartaz em cartaz no Teatro Martim Gonçalves

O musical Hair volta a cartaz no Teatro Martim Gonçalves de 19 a 22 de fevereiro, com sessões às 16h e às 20h e entrada gratuita, com retirada do ingresso na bilheteria do teatro. O musical reúne um elenco jovem e uma equipe técnica que abraçou o desafio de montar uma obra clássica do teatro musical em uma versão totalmente singular.

A montagem dirigida por Edvard Passos destaca-se por quatro aspectos centrais. O primeiro é o elenco, formado por artistas em formação na Escola de Teatro da UFBA, cuja maturidade artística e capacidade de organização chamaram atenção desde a pré-formatura. Mobilizados e conscientes do momento decisivo de ingresso no mercado profissional, aceitaram o desafio de realizar um musical complexo, exigente e de grande estrutura.

O segundo destaque é o texto-base. A equipe trabalha com uma versão raríssima, escrita em 1966, anterior às modificações que levaram Hair ao sucesso off-Broadway (1967) e posteriormente à Broadway (1968). Essa versão mais visceral, crua e “de raiz” apresenta personagens e trajetórias significativamente diferentes daquelas popularizadas pelo filme e pelas montagens tradicionais. Assim, o espetáculo soteropolitano oferece ao público uma leitura quase inédita e muito mais próxima da primeira escrita da obra.

O terceiro aspecto é a transposição da geografia original para Salvador. Para fortalecer a identificação do público e reduzir distâncias culturais presentes no texto norte-americano, a dramaturgia, a trilha musical, a construção das personagens, o trabalho corporal e todo o conceito cênico incorporam elementos do contexto baiano. O resultado é um Hair raro, singular e profundamente sóteropolitano, que dialoga com o território, a cultura e a sensibilidade local.

Por fim, a montagem se destaca por promover uma mobilização interdisciplinar dentro da UFBA, reunindo a Escola de Teatro, a Escola de Música, a Escola de Dança e a Escola de Arquitetura. Músicos, coreógrafos, atores, técnicos e estudantes de diferentes áreas convergem para um único projeto artístico, que ainda conta com a participação especial do diretor da Escola de Teatro, Cláudio Cajaíba, como ator convidado.

Ficha Técnica – Hair

Texto original: Gerome Ragni e James Rado
Tradução/versão: Clara Novais, Edvard Passos, Alice Ciappa, João Victor Sobral e Ana Beatriz Araújo
Direção: Edvard Passos
Preparação de elenco: Meran Vargens
Preparação corporal: Ricardo Fagundes
Direção Musical: Luciano Salvador Bahia
Preparação Vocal: Marcelo Jardim
Coreografia: Marilza Oliveira
Figurino: Thiago Romero
Cenário: Sérgio Ekerman
Iluminação: Otávio Correia
Produção: Ana Beatriz Araujo
Assistencia de Produção: Eloá Santiago

Assistência de direção: Letícia Mascarenhas, Giovanna Lima, Emily Santana e João Vinícius
Design gráfico: glo e João Victor Sobral

Elenco:
• Ana Beatriz Araujo • • Carlos Ferreira Filho • Cícero Locijá • Clara Novais • • João Victor Sobral • John • Juliana Sanleão • Leandro França • Luana Beatriz • Maribá Mendins • Pablo Pereira • Yanca Baroni • Mano Leone • Giovanna Lima • Malena Arlego

Ator convidado: Cláudio Cajaíba

SERVIÇO — Musical Hair

Temporada: de 19 a 22 de fevereiro

19 e 29 às 20h

21 e 22, às 16h e 19h

Local: Teatro Martim Gonçalves

Gratuito

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige