Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Prefeitura de Salvador é 1º lugar em engajamento digital entre governos estaduais e municipais do Brasil

A Prefeitura de Salvador ficou em 1º lugar no ranking de engajamento nas redes sociais em 2025 entre perfis oficiais de governos municipais e estaduais de todo o Brasil. Segundo levantamento do SocialMediaGov, plataforma independente que monitora métricas de páginas de instituições públicas em todo o país, a capital baiana teve mais de 12,6 milhões de interações, ficando à frente do Governo do Paraná e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

No ranking geral do SocialMediaGov, que considera todas as instituições públicas do país, Salvador só fica atrás de redes sociais ligadas ao governo federal, que têm alcance nacional. TV Brasil, Governo do Brasil e EBC formam o top 3. A capital baiana foi o 10º perfil com mais interações em 2025, sendo a única instituição no top 10 que não está ligada à União.

A secretária municipal de Comunicação (Secom), Renata Vidal, comentou que o trabalho nas redes é mesmo focado em expandir a interação para além da cidade: “Nos dados gerais, nós só ficamos atrás de perfis institucionais do Governo Federal, ou seja, que falam com o Brasil inteiro. A Prefeitura de Salvador acaba sendo mesmo um perfil que, além de falar com os cidadãos de Salvador e da Bahia, procura falar com pessoas de todo o Brasil”, disse.

“Isso evidencia, mais uma vez, o trabalho que a nossa equipe tem feito à frente da Comunicação da Prefeitura. É muito gratificante ter, por mais um ano, esse resultado de liderança no SocialMediaGov, que é um instituto independente que monitora todas as instituições públicas do Brasil e é a grande referência na área”, completou Renata Vidal.

Até mesmo instituições de relevância nacional como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro ficaram atrás da capital baiana. Considerando apenas perfis de prefeituras, Salvador ficou em primeiro lugar com quase 4 milhões de interações a mais que o Rio de Janeiro. Curitiba, Recife e Niterói fecharam o top 5 em 2025.

O diretor de Comunicação Digital da Secom, PV Bispo, falou sobre o sucesso da estratégia que Salvador adota: “A gente tem um trabalho muito focado na interação, entendendo que as redes sociais hoje são o principal ponto de contato direto entre a Prefeitura e o cidadão. Então, além de mostrar a cara de Salvador, além de mostrar o que a gestão está fazendo pela população, como as novas obras e novos programas, as redes também são um ponto para ouvir o que as pessoas falam sobre a cidade e trazer soluções para isso”, disse.

“Eu acredito que esse resultado de liderança no país inteiro entre instituições municipais e estaduais evidencia, também, o quanto a gestão está preocupada em ouvir e conversar com os cidadãos de Salvador sobre a cidade. Não é o primeiro ano que a gente fica na liderança do ranking do SocialMediaGov, e creio que isso mostra um trabalho que vem de muito tempo e que está bem consolidado”, completou PV Bispo.
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026