Salvador, 24 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Sedur e Saltur discutem regras para organização de corridas de rua em Salvador

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur), realizaram, nesta quinta (05), uma reunião com representantes da Federação Bahiana de Atletismo (FBA) e do Conselho Regional de Educação Física (CREF13/BA) para discutir regras específicas voltadas à realização de corridas de rua em Salvador. O encontro promovido, na sede da Sedur, teve como principal objetivo alinhar diretrizes técnicas e operacionais para a organização desses eventos esportivos.

 

Para o secretário da Sedur, Sosthenes Macêdo, a iniciativa busca fortalecer o diálogo entre o poder público e as entidades representativas do esporte, promovendo um ambiente mais estruturado para a realização dos eventos na cidade. “As corridas de rua precisam acontecer de forma organizada e responsável, garantindo mais segurança aos participantes, o ordenamento urbano e o cumprimento das normas municipais”, destacou o secretário.

 

Durante a reunião, ficou definida a elaboração de um documento conjunto a ser protocolado junto à Sedur e à Saltur, estabelecendo critérios específicos para a categoria corrida, contemplando aspectos como licenciamento, responsabilidade técnica, estrutura dos eventos e o cumprimento das exigências legais.

 

O presidente Saltur, Isaac Edington, reforçou a importância das corridas para a cidade, tanto do ponto de vista esportivo quanto turístico. “As corridas de rua já fazem parte do calendário esportivo de Salvador e têm um papel importante também para o turismo e para a movimentação da cidade”, concluiu.

 

“As corridas são uma modalidade que cresce a cada ano em Salvador e mobiliza milhares de atletas e praticantes. Esse processo de diálogo e organização com o poder público é fundamental para que os eventos se fortaleçam cada vez mais”, afirmou o presidente da Federação Bahiana de Atletismo, Herbert Silva.

 

Representando o CREF13/BA, o conselheiro Francisco Canindé destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do esporte na capital baiana. “Parabenizamos a Sedur pela iniciativa de reunir todos os envolvidos para discutir o assunto. Essa construção conjunta, com a participação das entidades e do poder público, fortalece o diálogo institucional e contribui para a valorização dos profissionais de educação física e dos atletas”, finalizou.

Veja também

morto
Jovem de 19 anos morre após fugir de ataque de torcida organizada
Um jovem de 19 anos morreu após ser baleado neste domingo (23), em Salvador. O corpo da vítima foi localizado...
baxvi
MP-BA divulga nota condenando atos de violência em clássico Ba-Vi
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira (24), condenando os...
CBF
CBF visita Bangladesh e negocia amistoso da Seleção Brasileira em outubro, diz jornal
A passagem da Seleção Brasileira pela Ásia em outubro pode ganhar mais um destino. Uma delegação da CBF...
luz
Itapuã, Pituba e outros 44 bairros terão desligamentos de energia programados nesta semana
Cerca de 46 bairros de Salvador serão afetados por interrupções na rede elétrica até o dia 1° de setembro....

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026