Salvador, 21 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Profissionais da educação pública do Rio fazem paralisação na quinta

Professores e funcionários pedem reajuste de salários

Professores e funcionários administrativos das redes municipal e estadual de educação do Rio de Janeiro marcaram para esta quinta-feira (9) uma paralisação de 24 horas. Os profissionais reclamam das perdas salariais dos últimos anos e cobram reajuste.

Profissionais da rede municipal da capital marcaram assembleia para as 14h na Cinelândia, seguida de ato público.

A categoria diz que seria necessário recompor em 24,07% as perdas salariais desde 2019. O cálculo leva em conta o estudo do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe) em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Além do reajuste, as principais reivindicações são:

  • Fim da minutagem (mais horas-aula trabalhadas sem a devida remuneração)
  • Pagamento para todos do Acordo de Resultados 2024 (14º salário)
  • Pagamento, em cumprimento da lei, do piso nacional no vencimento inicial da carreira das Professoras Adjuntas da Educação Infantil (PAEIs)
  • Descongelamento do tempo de serviço durante a pandemia
  • Reajuste do Vale Refeição
  • Fim da prioridade aos profissionais terceirizados nas remoções na rede municipal

Estado

Profissionais da rede estadual farão uma assembleia às 10h no Clube de Engenharia – Edifício Edison Passos, Avenida Rio Branco, nº 124, no Centro do Rio de Janeiro. Na sequência, está previsto um protesto em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

No caso da categoria, o cálculo do Sepe-Dieese é de que o reajuste necessário sobre os salários de janeiro de 2026 teria de ser cerca de 56%.

Além disso, os profissionais cobram:

  • Cumprimento do acordo de recomposição feito entre a Alerj e o governo Castro, no final de 2021 — 26,5% como reposição das perdas de 2017 a 2021, divididas em três parcelas. Apenas a primeira parcela foi paga
  • Implementação do Piso Nacional do Magistério

Agência Brasil

Veja também

Eduardo-Bolsonaro
Ministério da Justiça demite Eduardo Bolsonaro por abandono de cargo
Ele foi desligado do cargo de escrivão da Polícia Federal O Ministério da Justiça e Segurança Pública...
ferry-boat
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona...
Jeane AbreuGOVBA (11)
Estação do VLT da Calçada recebe Feira Saúde Mais Perto com exames e consultas gratuitos
Ação da Sesab oferece mais de 2 mil vagas durante dois dias de mobilização em Salvador A Estação do VLT...
IMG_0515
Prefeitura inicia cadastramento de ambulantes para festas populares de Salvador nesta terça-feira (22)
A Prefeitura inicia, nesta terça-feira (22), às 10h, o cadastramento de ambulantes interessados em atuar...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos