Salvador, 21 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Moraes libera para julgamento ação que pede limites para delação

Em tramitação no STF desde 2021, ação foi protocolada pelo PT

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta quarta-feira (8) para julgamento a ação que pede a fixação de limites para acordos de delação premiada.

Moraes, relator do caso, pediu a inclusão do processo na pauta do plenário físico do Supremo.

A ação está em tramitação desde 2021 e foi protocolada pelo PT. O partido defende que a Corte determine a adoção de parâmetros para os acordos de colaboração firmados com investigados.

A legenda defende que a delação assinada com quem está preso deve ser considerada nula. O partido quer garantir que a delação cruzada, quando um acusado delata outro, não seja usada para decretação de medidas cautelares.

A ação também quer garantir liberdade das partes para pactuar as cláusulas dos acordos, conforme limites pré-estabelecidos em lei.

A data do julgamento ainda não foi definida. Caberá ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin, agendar a sessão.

Caso Master

O julgamento ocorre no momento em que o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, e seu cunhado, o empresário Fabiano Zettel, preparam uma proposta de delação premiada.

Agência Brasil

Veja também

Eduardo-Bolsonaro
Ministério da Justiça demite Eduardo Bolsonaro por abandono de cargo
Ele foi desligado do cargo de escrivão da Polícia Federal O Ministério da Justiça e Segurança Pública...
ferry-boat
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona...
Jeane AbreuGOVBA (11)
Estação do VLT da Calçada recebe Feira Saúde Mais Perto com exames e consultas gratuitos
Ação da Sesab oferece mais de 2 mil vagas durante dois dias de mobilização em Salvador A Estação do VLT...
IMG_0515
Prefeitura inicia cadastramento de ambulantes para festas populares de Salvador nesta terça-feira (22)
A Prefeitura inicia, nesta terça-feira (22), às 10h, o cadastramento de ambulantes interessados em atuar...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos