Salvador, 24 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Projeto Cutucar o MAM ganha nova agenda de atividades gratuitas para os meses de abril e maio

Oficina de grafite e rodas de conversa com artistas plásticos estão entre as ações programadas

A nova etapa do projeto “Cutucar o MAM – 45 anos de Oficinas Criativas” acontecerá a partir do dia 18 de abril e contará com três atividades gratuitas: uma oficina de grafite, ministrada pelo Coletivo M.U.S.A.S., e duas rodas de conversa, com os artistas plásticos Ana Fraga e Baldomiro Costa. Para se inscrever na oficina, cuja oferta é de vinte vagas, os interessados devem acessar o perfil de Instagram @cutucaromam ou preencher diretamente o seguinte formulário: https://forms.gle/mm1d6YPNSDpqkPsf6. Já para as rodas de conversa, não há necessidade de inscrição prévia.
A oficina de grafite será sempre aos domingos, das 9h às 13h, e terá cinco encontros, nos dias 19 e 26 de abril e 10, 17 e 24 de maio. A atividade propõe uma imersão teórico-prática nas linguagens do grafite, com foco na criação autoral e no desenvolvimento de técnicas como traço, preenchimento, composição e uso de cores, além da ampliação do repertório estético e crítico dos participantes. Quanto às rodas de conversa, a primeira será no dia 18 de abril, com Ana Fraga, e a segunda acontece no dia 25 de abril – ambas às 15h e com intérprete de libras. Os bate-papos versarão sobre as trajetórias profissionais e criativas dos artistas plásticos.
Todas as atividades ocorrem no Galpão de Oficinas do MAM, localizado no Solar do Unhão. Vale lembrar que o MAM é administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à SecultBA.
O Cutucar o MAM tem o objetivo de revisitar, por meio de novas perspectivas contemporâneas, as oficinas desenvolvidas pelo Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM nos últimos 45 anos. Realizado pela VIA Press Comunicação, em parceria com o próprio MAM e com o Instituto Ori.gem, o projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, executado pela Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e direcionado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026