Salvador, 24 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

SMS fortalece enfrentamento à leptospirose com capacitação de profissionais da rede de urgência e emergência

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), por meio da Gerência Executiva de Urgência e Emergência Fixa, promoveu uma importante ação estratégica voltada ao enfrentamento da leptospirose no município. A iniciativa reuniu enfermeiros que atuam na classificação de risco das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos Prontos Atendimentos (PAs), com o objetivo de fortalecer a integração da rede assistencial e qualificar o manejo clínico dos casos suspeitos.

Durante a atividade, os profissionais foram capacitados para o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas da doença, com ênfase na investigação dos critérios epidemiológicos e na adoção oportuna das condutas terapêuticas. A qualificação do atendimento é fundamental para reduzir a ocorrência de casos graves e óbitos, especialmente em um cenário que exige respostas rápidas e articuladas dos serviços de saúde.

A ação integra um conjunto mais amplo de estratégias desenvolvidas pela SMS, que conta com cinco Grupos de Trabalho (GTs), reunidos quinzenalmente, para monitorar o andamento das ações e redefinir estratégias conforme as demandas identificadas.

Compostos por profissionais das áreas de planejamento, atenção e vigilância em saúde, os grupos atuam de forma integrada na construção de soluções mais eficazes, voltadas aos principais indicadores do Planejamento Estratégico 2025–2028. Entre os focos prioritários estão a redução da mortalidade materna e infantil, além do enfrentamento da sífilis, tuberculose, hanseníase e leptospirose.

“Essa ação foi pensada para fortalecer a atuação dos profissionais que estão na porta de entrada da urgência e emergência. O reconhecimento precoce dos sinais e a condução adequada dos casos fazem toda a diferença na evolução do paciente e podem salvar vidas”, destaca Fernanda Magalhães, gerente da Urgência e Emergência Fixa.

A programação contou ainda com a participação do médico infectologista Ricardo Madureira, que ministrou palestra abordando o reconhecimento dos sinais clínicos da leptospirose e a atuação das equipes de saúde frente a essa relevante problemática de saúde pública.

Veja também

Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-13_13_11zon
Transalvador promove Pit Stop com ações educativas e serviços gratuitos em Piatã
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promove, neste sábado (26), das 8h30 às 13h,...
Ivan Euller, Secretário da SECIS e Lucineide, coordenadora regional da SBAU e servidora da Codesal1
Salvador recebe reconhecimentos nacional e internacional por ações na área de arborização urbana
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção...
23_09_2026_Mapeamento da economia da cultura e industrias criativas parceria fundacao itau_Fot Br (4)
Mapeamento da Prefeitura registra 1,6 mil empresas e 115 mil postos de trabalho na economia criativa em Salvador
Salvador contabilizou 1.607 estabelecimentos ligados à economia criativa em 2023, o equivalente a cerca...
Mercado-So-Miguel--Fotos-Otvio-Santos-SECOM-PMS-54
Mercado de São Miguel vira novo ponto de cadastramento de ambulantes para festas populares
Ambulantes que pretendem trabalhar nas festas populares de Salvador contam, este ano, com mais um ponto...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos