Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Carinhanha: Governo autoriza obra de abastecimento de água pelo Novo PAC

Fotos-Thuane-MariaGOVBA

A ampliação do acesso à água potável no Oeste da Bahia foi destaque desta terça-feira (21), com a assinatura da ordem de serviço para a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) em Carinhanha. O ato, conduzido pelo governador Jerônimo Rodrigues, vai beneficiar cerca de cinco mil moradores de 13 comunidades rurais, com a instalação de mais de mil ligações domiciliares. O investimento supera R$ 34 milhões e integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O governador ressaltou o impacto social da obra, especialmente para a população do campo. “Eu cresci sem ter água tratada em casa e, por muito tempo, aquilo parecia normal. Hoje, a nossa luta é justamente para mudar essa realidade, garantindo que a água chegue a todos os cantos, especialmente às comunidades rurais”, afirmou, ao destacar que localidades como Vila São José, Barrinha, Santa Helena, Jatobá, Carnaíbas e assentamentos da região serão contempladas com o sistema.

A presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Larissa Moraes, enfatizou o caráter estruturante da ação. Segundo ela, o projeto resulta da articulação entre os governos estadual, federal e municipal. “Mais do que o valor investido, o mais importante são as cerca de cinco mil pessoas que passarão a ter água em suas torneiras. Isso representa dignidade, qualidade de vida e a realização de um sonho para muitas famílias da zona rural”, destacou.

Morador do município, o comerciante João Pereira Leite, de 56 anos, também celebrou a iniciativa. “A gente sabe da importância da água tratada na cidade e quer que esse direito chegue também à zona rural. É uma alegria ver essas comunidades sendo atendidas”, afirmou.

Ampliação de investimentos em infraestrutura e serviços
A agenda no município incluiu ainda a inauguração da ponte sobre o Riacho das Pitubas, no trecho que liga a BA-161 ao povoado de Marrequeiros, além da entrega da primeira etapa da pavimentação asfáltica com drenagem na Avenida Santos Dumont, no bairro São Francisco. As intervenções em mobilidade urbana somam quase R$ 7 milhões em investimentos.

Na área da saúde, foram autorizadas a construção e reforma de três Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da entrega de uma ambulância, dois veículos administrativos, kits para as unidades e um aparelho de raio-X com sistema de digitalização de imagens, fortalecendo a rede de atendimento no município.

A educação também foi contemplada com a entrega de um ônibus escolar rural, ampliando a segurança e o conforto no transporte de estudantes.

Outro destaque foi a autorização para a celebração de convênio voltado à elaboração do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Pontal do Periperi, reforçando as ações de preservação ambiental em Carinhanha.

Veja também

default
Regularização do ISS 2026 em Camaçari tem descontos de até 100% em multas e juros
A Prefeitura de Camaçari instituiu o Programa de Regularização Fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...
montenegro-i-e-ii-obras-MCMV-William-Rocha
MCMV: Sehab convoca pré-selecionados da terceira lista do Parque Residencial Montenegro I e II para entrega de documentos
A Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab) convoca 102 novos pré-selecionados para a etapa de verificação...
Semu_Setur_cobertura_início_aulas_Carreta_da_Beleza_curso_design_de_sobrancelhas_com_henna_Foto_Everaldo_Paixão_02
Carreta da Beleza inicia turmas de qualificação profissional para mulheres de Camaçari
Novas perspectivas profissionais e de vida. Com essa expectativa, as alunas dos cursos ofertados pela...
Bahia_Agro_Conecta_2026_Card
Bahia Agro Conecta 2026 reúne setor produtivo e especialistas para discutir inovação no agro baiano
Produtores rurais, empresas, pesquisadores, investidores, startups e representantes do poder público...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige