Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Prazo para serviços eleitorais nas Prefeituras-Bairro de Salvador termina nesta quarta (6)

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador encerra, nesta quarta-feira (6), o prazo para atendimentos eleitorais gratuitos nas Prefeituras-Bairro do município, exceto na unidade Centro/Brotas e no Distrito Cultural do Centro Histórico. Até o momento, já foram registrados 3.121 atendimentos à população.

A iniciativa, realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), oferece serviços como emissão da primeira via do título de eleitor, coleta de biometria, atualização cadastral, regularização de débitos e transferência de domicílio eleitoral, esta última disponível apenas para Salvador. Os atendimentos devem ser agendados previamente por meio do site Salvador Digital (https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/).

Segundo o TRE-BA, Salvador possui atualmente 1.939.116 eleitores aptos a votar. Desse total, 106.019 estão com o título cancelado e precisam regularizar a situação. O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, lembrou que manter a situação eleitoral regularizada é essencial para o exercício pleno da cidadania. “Por isso, quem ainda precisa resolver pendências deve aproveitar essa oportunidade e não deixar para depois. Agora, é possível fazer isso com mais facilidade e perto de casa”, comentou.

De acordo com o secretário, a ação tem como objetivo descentralizar os serviços da Justiça Eleitoral e ampliar o acesso da população, evitando deslocamentos até a sede do tribunal, no Centro Administrativo da Bahia.“São serviços que o TRE disponibiliza em sua sede, no Centro Administrativo da Bahia, mas que agora estão sendo descentralizados para as Prefeituras-Bairro, facilitando o acesso e evitando deslocamentos longos e custos com transporte”, finalizou Sandes.

Para realizar os serviços, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e, no caso de homens que irão emitir o primeiro título no ano em que completam 19 anos, o certificado de quitação militar.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026