Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Segurança Pública reconhece com Medalha do Mérito profissionais dedicados ao policiamento comunitário

Fotos ilustrativas: Vitor Barreto | Ascom SSP
 A relação com os nomes dos indicados pode ser conferida na edição desta sexta-feira (8), do Diário Oficial do Estado (DOE).

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (8) a relação dos agraciados com a Medalha do Mérito Comunitário, concedida pela pasta para integrantes do Sistema de Segurança Pública, personalidades civis e pessoas jurídicas que realizam iniciativas ou contribuem para o policiamento comunitário.

Confeccionada em metal nobre, com fita nas cores dourada, azul e branco, a medalha em formato circular foi destinada, neste ano, a 50 pessoas das Forças da Segurança (PM, PC, DPT e Corpo de Bombeiros), bem como do Tribunal de Justiça e Defensoria Pública do Estado.

Este é o segundo ano em que a condecoração é entregue pela pasta. Em 2025, 75 profissionais, personalidades civis e instituições foram agraciados.

Para ser indicado, o agraciado deve ter atuado no policiamento comunitário por pelo menos três anos consecutivos, ter notório reconhecimento institucional ou da comunidade onde realizou suas ações ou ter realizado doações em prol de comunidades vulnerabilizadas.

“Esse é o nosso reconhecimento do trabalho incansável de homens e mulheres que dedicam suas vidas ao fortalecimento do policiamento comunitário. Cada homenageado contribuiu diretamente para uma segurança pública mais próxima das pessoas, mais humana e mais eficiente”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

A insígnia foi criada pela pasta, em abril de 2024, em alusão à implementação da primeira Base Comunitária de Segurança (BCS), instalada na comunidade do Calabar, na capital baiana.

Veja também

Luciano Juba
Destaque do Bahia, Luciano Juba entra na pré-lista de Ancelotti para a Seleção Brasileira
O lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia, está na pré-lista do técnico Carlo Ancelotti para os amistosos...
salvador elevador lacerrda bts
Em Salvador, quem estiver na seção eleitoral às 17h poderá votar
Senhas serão distribuídas a eleitores com problemas de deslocamento O corregedor-geral da Justiça Eleitoral,...
nunesmarques
Pedido para ampliar horário de votação será avaliado, afirma Marques
TSE analisa pedido após problemas no transporte de eleitores O presidente do Tribunal Superior Eleitoral...
pablosalvador
TRE-BA determina prisão de secretário de Mobilidade de Salvador
Justiça também ordenou liberação de 100% da frota de ônibus da cidade O presidente do Tribunal Regional...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos