Salvador, 20 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Programa Bahia Pela Paz é apresentado a deputados e deputadas na Alba

Após apresentar o Programa Bahia Pela Paz ao Comitê de Governança, colegiado composto pelo governador Jerônimo Rodrigues, representantes dos três poderes e de instituições baianas, foi a vez dos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) conhecerem as propostas do Governo do Estado, para desenvolver uma nova perspectiva de promoção da cultura de paz, associada à política de segurança pública do Estado.  O Projeto de Lei será entregue na Alba, na próxima terça-feira (12), pelo governador.

 

“A Assembleia Legislativa é fundamental nesse processo de discussão, não só pelas boas ideias que, seguramente, os deputados e deputadas aportarão ao projeto, mas também pela legitimidade social que o parlamento traz para o programa, no diálogo com os diferentes grupos que estão aqui representados”, agradeceu o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas.

 

O chefe da SJDH fez uma apresentação das propostas desenvolvidas por diversos órgãos do poder público estadual e da sociedade civil, direcionadas para o desenvolvimento social e humano das faixas populacionais em situação de vulnerabilidade, promovendo também a redução da criminalidade e da violência no estado.

 

“Simplificamos a estrutura de governança do programa para fazer com que ele seja mais efetivo e fortalecemos as estruturas de participação e controle social. A iniciativa passa a contar com uma estrutura de acompanhamento da sociedade civil, através dos representantes dos Conselhos de Direito e uma Câmara de Especialistas, formada a partir do Observatório Bahia Pela Paz, um espaço de agregação das pesquisas desenvolvidas pela sociedade civil, pelas universidades, no aprimoramento das políticas de segurança pública e de prevenção à violência”, explicou o secretário.

 

Para o líder do Goveno na Alba, deputado Rosemberg Pinto (PT), o programa cumprirá um papel importante para juventude em situação de vulnerabilidade social, construindo uma nova concepção de segurança publica no estado.

 

“A participação da Assembleia Legislativa é sugerir, a partir do Projeto de Lei, e se for necessário, realizar algumas alterações. O governador vai vir pessoalmente entregar à Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira (12) e, num prazo de 30 dias, realizaremos debates, depois o secretário [Felipe] retorna para receber essas demandas e construir o projeto definitivo, que esperamos ser aprovado por unanimidade dos deputados e deputadas da Casa Legislativa”, explicou o representante do governo do Estado no parlamento baiano.

 

A iniciativa envolve mais de 12 secretarias do Estado e todas as áreas temáticas.  O objetivo, em seu primeiro ano de funcionamento, é atender as comunidades que mais necessitam de alternativas e possibilidades de fortalecimento e de estruturação de políticas públicas, para o enfrentamento de problemas sociais como a violência.

 

Veja também

Foto Joá Souza
Unidade PROCON-BA na Nova Rodoviária de Salvador já está em funcionamento
O Procon estadual (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão da Secretaria de Justiça...
1002700155
Ensaio do Ara Ketu leva música, ancestralidade e alegria ao Pelourinho em evento gratuito
O Pelourinho vai ferver ao som do samba-reggae, do axé e da energia ancestral na quinta-feira, 22 de...
DiDengo_Biel_H
Banda Didengo confirma show no Horto Folia neste sábado (24)
A banda Didengo será atração no Horto Folia, em Salvador, neste sábado, dia 24 de janeiro. A apresentação...
unnamed (2)
Salvador recebe projeto ‘Voo Livre - História’ com programação gratuita a partir de hoje (20)
Promovido pela companhia brasileira de teatro, projeto acontece até 01/02 no Teatro Experimental da UFBA...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar