Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Países que causaram mais impactos devem compensar mais, diz Marina

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse nesta quinta-feira (7) que a justiça climática passa pelo fato de os países desenvolvidos que se beneficiaram mais com a emissão de gás carbônico no passado financiarem as medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Marina participou do evento “Justiça climática em tempos de transformação”, no Museu do Amanhã, na região central do Rio de Janeiro.

“No contexto da mudança do clima, qual a grande injustiça que está acontecendo? Aqueles que transformaram mais a natureza para gerar riqueza, tecnologia, produtos para que isso acontecesse, geraram mais emissões de CO2. Causaram mais impacto ambiental e aumentaram o problema. Se é para ser justo, eles têm que pagar mais, compensar mais”, disse a ministra.

Segundo ela, aqueles que criaram menos problemas e impactaram menos devem contribuir de uma forma menor do ponto de vista do esforço e devem ser compensados pelos recursos do ponto de vista financeiro e tecnológico.

Ela destacou que se os países do G20 (grupo dos 19 países mais ricos do mundo, mais a União Europeia e a União Africana) decidirem fazer a sua parte, o ponteiro das mudanças climáticas “gira em benefício da humanidade”.

Marina ressaltou que a ciência, ao determinar que a temperatura global não exceda 1,5 graus Celsius, e a sociedade civil do mundo inteiro estão fazendo bem a sua parte no enfrentamento às emergências climáticas. “Quem está no déficit são os governos e as empresas”.

Segundo a ministra, a agenda da transformação tem ganhado muita força. “Não basta mitigar e adaptar. É preciso transformar o modelo de desenvolvimento para que a gente possa fazer frente aos problemas e não ficar apenas enxugando gelo e apagando fogo”, concluiu.

Agência Brasil

Veja também

WhatsApp Image 2026-01-16 at 14.04
Tecnologia imersiva acelera vendas no mercado imobiliário e ganha espaço no Nordeste
Pesquisa mostra crescimento nas vendas de imóveis na região em 2025 e digitalização como motor de eficiência...
revalida_mcamgo_abr_100720211818-7
Enamed: Veja cursos de medicina que terão sanções por desempenho ruim
Cerca de 30% dos cursos analisados tiveram avaliação insatisfatória Agência Brasil Nesta segunda-feira...
Trump
Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza
Planalto ainda não se pronunciou sobre possibilidade O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump,...
55052291741_7fb47783d0_o
Petrobras assina contrato bilionário para fabricar navios no RS
Investimentos de R$ 2,8 bi também contemplam estaleiros no AM e SC   Um evento na cidade de Rio...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar