Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Restaurante Popular de Pau da Lima completa 6 anos com mais de 828 mil refeições servidas

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

O Restaurante Popular Vida Nova de Pau da Lima, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), completou seis anos de funcionamento nesta sexta-feira (29). A data foi celebrada com um cardápio especial, bolo de aniversário, decoração temática e confraternização entre os frequentadores da unidade.

Desde a sua inauguração, o restaurante já distribuiu 828,3 mil refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a unidade serve cerca de 550 refeições por dia, totalizando aproximadamente 12,1 mil atendimentos mensais.

O espaço foi preparado especialmente para a comemoração, com painéis destacando a trajetória da unidade e mensagens que ressaltam o compromisso da equipe com a segurança alimentar da população.

Na comemoração do aniversário, os usuários tiveram direito a um cardápio especial com vaca atolada (carne com aipim), frango assado, mix de folhas, batata bolinha, feijão, arroz, bolo de aniversário e suco natural de fruta.

A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Sempre, Karine Assis, apontou a importância do equipamento para a garantia do direito à alimentação adequada. Segundo ela, o restaurante oferece refeições equilibradas e nutricionalmente completas para uma população que, muitas vezes, encontra no local sua principal refeição diária.

“Estamos comemorando seis anos desta unidade, que atende diariamente cerca de 550 pessoas. É uma política pública muito importante para o município, porque garante uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes necessários e aporte proteico adequado para uma população em diferentes níveis de vulnerabilidade social”, afirmou.

Karine ressaltou ainda que o acesso gratuito às refeições contribui diretamente para o enfrentamento da insegurança alimentar na capital baiana. “Na maioria dos casos, essa é a única refeição do dia de muitos usuários. O restaurante oferece não apenas alimento, mas também dignidade, esperança e acolhimento para quem mais precisa”, completou.

Vidas transformadas – A fala da coordenadora é endossada por José Carlos da Silva, de 58 anos, morador de Cajazeiras. Pessoa com deficiência (PCD) e usuário de muletas, ele frequenta o Restaurante Popular de Pau da Lima há quase um ano e afirma que o equipamento transformou sua realidade. “Eu passava fome e há quase um ano passei a me alimentar com dignidade. Isso aqui é uma bênção, é um presente da Prefeitura”, disse.

Entre os usuários beneficiados pelo serviço está também Valtério David, de 75 anos, morador do bairro da Boa Viagem. Frequentador do espaço há cerca de dois anos, ele também participou da comemoração de aniversário da unidade. “A comida daqui é excelente, de muita qualidade, e feita com muito carinho pela equipe de nutrição. É um serviço muito importante para quem precisa de uma alimentação saudável e acessível”, afirmou.

Já Francisca Alves, de 71 anos, moradora de Castelo Branco, é usuária do restaurante desde a inauguração. Ela afirma que o serviço transformou sua vida. “Eu nem sei mais fazer comida. Aqui me alimento, me sinto cuidada, amada. A turma daqui é maravilhosa, assim como os pratos servidos diariamente”, contou.

Salvador tem atualmente 10 Restaurantes Populares administrados pela Prefeitura. Os espaços se consolidaram como uma importante política pública de combate à insegurança alimentar em Salvador, através da distribuição gratuita de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. As unidades estão distribuídas nos bairros de Pernambués, Pau da Lima, São Tomé de Paripe, Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, Mares, São Cristóvão e Valéria.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026