Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Parceria dos governos federal e estadual leva serviços essenciais à população de Salvador

Foto Viviane Macêdo

Considerado um dos bairros mais populosos de Salvador, Pernambués recebe as ações “Governo do Brasil nas ruas” e “Periferia de direitos”, no Centro Social Urbano (CSU). A abertura da parceria entre os governos federal e estadual teve início nesta sexta-feira (29), com a participação do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues; do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; e do assessor especial da Secretaria da Educação (SEC), Manoel Calazans, entre outras autoridades. Esta é a primeira vez que o Estado e a União se juntam para levar um grande mutirão de serviços à população soteropolitana.

Ao todo, 24 órgãos federais e diversas secretarias estaduais ofertam mais de 80 serviços à população. Entre eles estão a emissão de documentos, renegociação de dívidas e perícia médica do INSS, além de vacinação e microchipagem de animais.

No estande da Educação, os visitantes podem realizar consultas dos programas Bolsa-Presença e Pé-de-Meia, bem como receber orientações do Universidade Para Todos. O combate à evasão escolar também marca presença com os representantes do Programa Busca Ativa Escolar. A equipe trabalha na identificação e aproximação dos estudantes e de suas famílias com as escolas mais próximas, indicando vagas em colégios estaduais da região para os ensinos Fundamental e Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para Manoel Calazans, a parceria reforça a aproximação das políticas públicas com a população. “Esta mobilização traz a presença do Governo do Estado para o bairro de Pernambués, oferecendo saúde, projetos, programas sociais e, principalmente, apoio e orientação aos nossos estudantes na área da Educação.”

Parceria Bahia-Brasil

Os mutirões “Governo do Brasil nas ruas” e “Periferia de direitos” fazem parte da Parceria Bahia-Brasil, desenvolvida pelos governos federal e estadual. A iniciativa democratiza o acesso da população a serviços essenciais e políticas públicas, diminuindo a necessidade de grandes deslocamentos e eliminando as barreiras para quem vive em áreas de exclusão digital. A programação prossegue até este sábado (30), com atendimento das 8h às 17h, no Centro Social Urbano (CSU) de Pernambués.

Veja também

Luciano Juba
Destaque do Bahia, Luciano Juba entra na pré-lista de Ancelotti para a Seleção Brasileira
O lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia, está na pré-lista do técnico Carlo Ancelotti para os amistosos...
salvador elevador lacerrda bts
Em Salvador, quem estiver na seção eleitoral às 17h poderá votar
Senhas serão distribuídas a eleitores com problemas de deslocamento O corregedor-geral da Justiça Eleitoral,...
nunesmarques
Pedido para ampliar horário de votação será avaliado, afirma Marques
TSE analisa pedido após problemas no transporte de eleitores O presidente do Tribunal Superior Eleitoral...
pablosalvador
TRE-BA determina prisão de secretário de Mobilidade de Salvador
Justiça também ordenou liberação de 100% da frota de ônibus da cidade O presidente do Tribunal Regional...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos