Salvador, 21 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Codesal já capacitou mais de 4,6 mil voluntários no projeto Mobiliza; próxima edição acontece nesta quinta (11)

Fotos: Raquile Rocha

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) dá continuidade ao Mobiliza, projeto que capacita cidadãos e colaboradores de órgãos parceiros para a prevenção e o enfrentamento de desastres e situações de risco. O próximo encontro acontece nesta quinta-feira (11), das 8h às 13h, no auditório da Codesal, na Avenida Bonocô (ao lado da Holambelo).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link forms.gle/8s1DiSDRuXzki1Ju9. Os inscritos ainda poderão conhecer o pluviômetro instalado na sede da Codesal, utilizado no monitoramento de chuvas, além do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Com o objetivo de transformar os participantes em agentes multiplicadores de boas práticas, o treinamento oferece quatro módulos: introdução institucional, percepção de risco, mudanças climáticas e primeiros socorros. Realizado uma vez por mês, o projeto já capacitou mais de 4,6 mil pessoas.

“O Mobiliza nasce da certeza de que a prevenção começa com informação e termina em ação. Saber identificar riscos, entender as mudanças climáticas e reagir corretamente em emergências salva vidas”, afirma a gerente de prevenção da Codesal, Alana Matos.

Já o diretor-geral da Codesal, Adriano Silveira, reforça o caráter estratégico da iniciativa: “A participação popular é o pilar mais forte da resiliência urbana. Ao abrir as portas da nossa sede e mostrar equipamentos como o pluviômetro, aproximamos a ciência da vida real. Além disso, cada pessoa treinada hoje é um potencial salvador amanhã”.

Veja também

Eduardo-Bolsonaro
Ministério da Justiça demite Eduardo Bolsonaro por abandono de cargo
Ele foi desligado do cargo de escrivão da Polícia Federal O Ministério da Justiça e Segurança Pública...
ferry-boat
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona...
Jeane AbreuGOVBA (11)
Estação do VLT da Calçada recebe Feira Saúde Mais Perto com exames e consultas gratuitos
Ação da Sesab oferece mais de 2 mil vagas durante dois dias de mobilização em Salvador A Estação do VLT...
IMG_0515
Prefeitura inicia cadastramento de ambulantes para festas populares de Salvador nesta terça-feira (22)
A Prefeitura inicia, nesta terça-feira (22), às 10h, o cadastramento de ambulantes interessados em atuar...

Opinião

jolivaldo
Do Supremo do Império ao STF: crise de confiança atravessa os séculos