Salvador, 24 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Prefeitura de Salvador inicia plantio de mais de 1 mil mudas de árvores na Avenida ACM

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), realizou nesta quinta-feira (25) o plantio de 30 mudas de árvores ao longo da Avenida ACM, no trecho do BRT entre as estações Hiper e Vale das Pedrinhas.

A iniciativa busca tornar a cidade mais arborizada, promovendo a redução das ilhas de calor, além de melhora no paisagismo e na qualidade do ar. Até julho, a meta é chegar a 1,1 mil mudas plantadas apenas na região.

O secretário da Secis, Ivan Euler, explicou que o processo do plantio de vegetais se intensificou entre maio e junho com o Ambientaliza Salvador. O programa, desenvolvido entre 25 de maio e o último dia 19, promoveu na capital baiana uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental, educação ecológica, arborização urbana e fortalecimento das políticas públicas de sustentabilidade.

“Foram 25 dias de entregas na cidade, mas os plantios vêm sendo intensificados, sobretudo nos últimos dois anos. Mesmo quando há casos de vandalismo, retornamos ao local para replantar as árvores, fazendo uma Salvador mais verde e resiliente”, disse Ivan.

Na Avenida ACM, foram plantadas espécies como ipês e sibipirunas, além de outras árvores nativas da Mata Atlântica, bioma predominante no município. A escolha prioriza a adaptação às características ambientais, contribuindo para a preservação da biodiversidade local.

Presente na ação, o chefe da Casa Civil, Luiz Carreira, refletiu sobre o trabalho de sustentabilidade em Salvador e observou que o plantio de árvores já cria um grande corredor verde ao longo da via.

“Essa ação é muito comum na Prefeitura, em que todas as áreas verdes são debatidas com muito cuidado. É possível perceber, por exemplo, algumas árvores plantadas por nós um tempo atrás que já estão com quatro ou cinco metros de altura. Todos esses investimentos são feitos para melhorias na cidade, para o cuidado com a área ambiental”, reforçou o chefe da Casa Civil.

Para o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a arborização complementa os investimentos realizados na modernização do sistema de transporte público da cidade.

“Hoje é o início de um plantio de mais de 1 mil mudas em todo esse trecho muito importante para Salvador. A Semob já atua nesse processo de sustentabilidade. O próprio BRT já tem o conceito de realizar ações com painéis solares, visto a chegada de ônibus elétricos, o maior eletroterminal de recarga do país”, destacou Pablo Souza.

Também presente no plantio desta quinta, o secretário da Sedur, Sosthenes Macêdo, ressaltou que a expansão das áreas verdes acompanha o crescimento urbano da capital.

“Salvador vem evoluindo e se desenvolvendo, mas sempre de forma sustentável. Esse momento é um marco, porque demonstra o caminho que deve ser percorrido e o que já foi feito de positivo. São mais de 130 mil árvores plantadas pela Prefeitura. O que tiver ao nosso alcance será feito em prol do futuro dessa cidade”, comentou Sosthenes.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026