Salvador, 24 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Contribuintes de Salvador têm até terça-feira (30) para quitar cota única ou 1ª parcela da TFF e do ISS Autônomo

Está chegando o prazo final para o pagamento da cota única e da primeira parcela da Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF) e do Imposto Sobre Serviços (ISS) Autônomo referentes ao exercício de 2026. Os contribuintes têm até a próxima terça-feira (30) para quitar os tributos. O Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser emitido no site sefaz.salvador.ba.gov.br, na opção segunda via.

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) disponibiliza diversas opções para facilitar o pagamento. O contribuinte pode quitar os tributos via PIX, por meio do QR Code gerado na segunda via do DAM, ou com cartão de crédito ou débito, utilizando a ferramenta Pague Fácil, disponível no portal da pasta. Também é possível efetuar o pagamento em terminais de autoatendimento, aplicativos bancários, internet banking, agências credenciadas e casas lotéricas.

Ao todo, cerca de 120 mil contribuintes deverão realizar o pagamento, sendo aproximadamente 111 mil referentes à TFF de Estabelecimento e cerca de 9,1 mil ao ISS Autônomo.

A Sefaz destaca ainda que, neste exercício, foi encerrada a medida excepcional que, desde 2021, postergava o vencimento da cota única e da primeira parcela para outubro em razão dos impactos da pandemia. A partir deste ano, o recolhimento retorna ao calendário regular, com vencimento no último dia do primeiro semestre, proporcionando maior previsibilidade ao planejamento fiscal do município.

Desconto e parcelamento – Quem optar pelo pagamento em cota única do ISS Autônomo garante desconto de 7% sobre o valor total do imposto. O benefício não se aplica aos contribuintes que escolherem o parcelamento. Nesse caso, as demais parcelas vencem em 31 de julho e 31 de agosto. O pagamento após essas datas estará sujeito à incidência de juros e multas, conforme previsto na legislação municipal.

Em caso de dúvidas sobre valores, emissão de documentos ou prazos, os contribuintes podem acessar os canais oficiais de atendimento no portal fas.sefaz.salvador.ba.gov.br ou procurar um dos postos presenciais da Sefaz, disponíveis no site da secretária.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026