Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Capacitação fortalece combate à sífilis congênita no Multicentro Liberdade

Com foco no fortalecimento da assistência às gestantes e na prevenção da sífilis congênita, o Multicentro Liberdade promoveu na tarde desta sexta (3) a oficina “Descomplicando a Sífilis na Gestante”, voltada para enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e atendentes de farmácia que atuam diretamente no atendimento pré-natal.

A capacitação teve como objetivo qualificar o manejo da sífilis na gestação, reforçando as boas práticas desde a realização da testagem rápida até o tratamento e o acompanhamento das gestantes durante o pré-natal. A iniciativa também promoveu a atualização dos profissionais e a padronização dos fluxos assistenciais, contribuindo para uma assistência mais segura, eficiente e humanizada para todas. Somente no último semestre, mais de 1.400 pacientes foram atendidas na unidade.

De acordo com a enfermeira do Multicentro Liberdade pela S3 gestão em Saúde, Hanna Silva, a qualificação contínua das equipes é uma das principais estratégias para fortalecer o cuidado às gestantes. “Nosso objetivo é qualificar os profissionais para que o manejo da sífilis na gestação seja realizado de forma segura, padronizada e baseada nas melhores práticas. Quando fortalecemos o conhecimento das equipes, garantimos um atendimento mais resolutivo, desde a testagem rápida até o tratamento e o acompanhamento no pré-natal, contribuindo para prevenir a sífilis congênita e oferecer um cuidado cada vez mais humanizado às gestantes”, destacou.

*A doença*

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que, quando não tratada durante a gestação, pode ser transmitida ao bebê e causar complicações graves, como parto prematuro, malformações e até óbito fetal ou neonatal. No entanto, o diagnóstico precoce, por meio de teste rápido, disponível na rede municipal e o tratamento adequado com penicilina são capazes de interromper a transmissão vertical, reforçando a importância de um pré-natal de qualidade.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige