Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Bombeiros do Rio lançam Plano de Contingência para impactos do El Niño

Conjunto de medidas amplia capacidade de prevenção do estado

Para lidar com os impactos do El Niño, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro apresentou o Plano de Contingências Estadual para Seca, Estiagem e Incêndio Florestal para parceiros estaduais e municipais. O conjunto de medidas amplia a capacidade de prevenção, monitoramento e resposta do estado diante dos impactos associados ao fenômeno climático.

Embora a seca, a estiagem e os incêndios florestais façam parte do ciclo climático anual, os efeitos do El Niño podem intensificar esses cenários, prolongando os períodos de baixa umidade, reduzindo os índices pluviométricos e aumentando o risco de propagação do fogo em áreas de vegetação.

O plano estabelece diretrizes para a atuação integrada dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, definindo protocolos, responsabilidades e procedimentos para atuação antes, durante e após eventos relacionados à seca, estiagem e incêndios florestais.

Atuação integrada
O Plano de Contingência estabelece seis níveis de resposta, classificados de acordo com a gravidade do cenário e a necessidade de mobilização operacional. Os níveis são definidos com base em informações produzidas pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), registros operacionais de incêndios florestais, avaliações de impacto e da capacidade de resposta municipal.

Preparação
Embora o monitoramento seja permanente, o Plano de Contingência foi estruturado especialmente para o período de inverno, quando tradicionalmente ocorre redução das chuvas e aumento da incidência de incêndios florestais em diferentes regiões do estado. Além de estabelecer protocolos operacionais, o documento prevê treinamento, exercícios simulados e ações de capacitação voltadas ao aperfeiçoamento contínuo das equipes envolvidas na prevenção, preparação e resposta aos desastres.

Agência Brasil

Veja também

Flávio Bolsonaro
Último dia para qualquer tipo de propaganda eleitoral é neste sábado
Campanha só está permitida até às 22h; confira regras Na reta final do segundo turno das Eleições de...
futebol
Ex-jogadoras da seleção de futebol incentivam alunas em escolas do Rio
Brasil sediará Copa do Mundo feminina em 2027 Na escola municipal Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa,...
Mateus
Bahia conquista prata no judô e bronze no triathlon nos Jogos da Juventude 2026
A delegação baiana conquistou duas medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude 2026, disputados...
chuva
Inmet: Domingo de eleição será chuvoso em boa parte do país; confira
Norte e Nordeste têm predomínio de tempo seco e calor O fim de semana de eleições terá predomínio de...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos