Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Hospital Municipal do Homem inicia serviço de oxigenoterapia hiperbárica e amplia assistência a pacientes com feridas complexas

O Hospital Municipal do Homem (HMH), unidade vinculada à Prefeitura de Salvador e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), iniciou nesta segunda-feira (6) o serviço de oxigenoterapia hiperbárica, que passa a integrar a rede de cuidado oferecida a pacientes com feridas e lesões complexas. O novo procedimento beneficiará cerca de 520 pessoas por mês e será destinado, inicialmente, a pacientes vasculares, de cirurgia geral e urológicos, contribuindo para acelerar a recuperação, modernizar o atendimento e auxiliar o acesso a tratamentos especializados na rede municipal de saúde. A oxigenoterapia hiperbárica consiste na inalação de oxigênio puro em um ambiente pressurizado, no interior de uma câmara hiperbárica. No Hospital Municipal do Homem, o equipamento é do tipo multiplace, permitindo o atendimento simultâneo de mais de um paciente. Durante as sessões, as pessoas atendidas recebem oxigênio por meio de máscara enquanto permanecem submetidas a uma pressão superior à atmosférica, potencializando o processo de cicatrização de feridas e lesões, assim como o combate a infecções. A terapia também é uma importante aliada no pós-operatório, ajudando na recuperação de cirurgias ou complicações decorrentes. De acordo com o diretor médico do HMH, André Luiz Araújo, inicialmente o tratamento será indicado para pacientes com infecções de membros inferiores acompanhados pela cirurgia vascular, pacientes com infecção de parede abdominal atendidos pela cirurgia geral e pessoas com complicações urológicas decorrentes da Síndrome de Fournier – infecção grave de rápida evolução. “Além dos casos cirúrgicos e urológicos, a oxigenoterapia hiperbárica também é eficaz no tratamento de condições como queimaduras, osteomielites, lesões do pé diabético, úlceras de pele, lesões provocadas por radioterapia e enxertos comprometidos”, explica. O acesso ao serviço ocorrerá por meio de avaliação médica. Os pacientes internados no HMH serão avaliados pelo médico hiperbarista e, caso preencham os critérios clínicos, serão encaminhados para o tratamento. Pacientes da rede externa também poderão ser regulados para atendimento na unidade, conforme indicação e elegibilidade. Fotos: Ramon Souza / Ascom Osid

O Hospital Municipal do Homem (HMH), unidade vinculada à Prefeitura de Salvador e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), iniciou nesta segunda-feira (6) o serviço de oxigenoterapia hiperbárica, que passa a integrar a rede de cuidado oferecida a pacientes com feridas e lesões complexas. O novo procedimento beneficiará cerca de 520 pessoas por mês e será destinado, inicialmente, a pacientes vasculares, de cirurgia geral e urológicos, contribuindo para acelerar a recuperação, modernizar o atendimento e auxiliar o acesso a tratamentos especializados na rede municipal de saúde.

A oxigenoterapia hiperbárica consiste na inalação de oxigênio puro em um ambiente pressurizado, no interior de uma câmara hiperbárica. No Hospital Municipal do Homem, o equipamento é do tipo multiplace, permitindo o atendimento simultâneo de mais de um paciente. Durante as sessões, as pessoas atendidas recebem oxigênio por meio de máscara enquanto permanecem submetidas a uma pressão superior à atmosférica, potencializando o processo de cicatrização de feridas e lesões, assim como o combate a infecções. A terapia também é uma importante aliada no pós-operatório, ajudando na recuperação de cirurgias ou complicações decorrentes.

De acordo com o diretor médico do HMH, André Luiz Araújo, inicialmente o tratamento será indicado para pacientes com infecções de membros inferiores acompanhados pela cirurgia vascular, pacientes com infecção de parede abdominal atendidos pela cirurgia geral e pessoas com complicações urológicas decorrentes da Síndrome de Fournier – infecção grave de rápida evolução. “Além dos casos cirúrgicos e urológicos, a oxigenoterapia hiperbárica também é eficaz no tratamento de condições como queimaduras, osteomielites, lesões do pé diabético, úlceras de pele, lesões provocadas por radioterapia e enxertos comprometidos”, explica.

O acesso ao serviço ocorrerá por meio de avaliação médica. Os pacientes internados no HMH serão avaliados pelo médico hiperbarista e, caso preencham os critérios clínicos, serão encaminhados para o tratamento. Pacientes da rede externa também poderão ser regulados para atendimento na unidade, conforme indicação e elegibilidade.

Para André Luiz, a chegada da nova terapia beneficiará toda a linha de cuidado oferecida pelo Hospital do Homem e pela rede municipal de saúde, chegando a alcançar centenas de pacientes mensalmente. “A pessoa atendida terá uma recuperação mais rápida e melhores condições de cicatrização quando comparado ao tratamento convencional. Esse é um recurso que amplia o acesso da população de Salvador e da Região Metropolitana a uma terapia altamente especializada, antes disponível de forma bastante limitada”, destaca.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige