Salvador, 24 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Feirão nacional fortalece inclusão produtiva e empreendedorismo em Coutos

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), realiza nesta quinta-feira (16) o Feirão Nacional Empreendedor, com o objetivo de promover a inclusão produtiva e ampliar as oportunidades de geração de renda para usuários dos serviços socioassistenciais.

O evento ocorre até as 16h na Casa de Eugênia (Rua Tirana, Coutos) e é realizado em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Lar Fabiano de Cristo, responsável pela execução indireta do serviço.

A iniciativa reúne instituições da rede socioassistencial ampliada, com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Prefeitura-Bairro e demais equipamentos parceiros.

Eurides Oliveira, subcoordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sempre, explica que a Prefeitura tem dois termos de parceria com o Lar Fabiano de Cristo, através de chamamento público, sendo um voltado para idosos e outro para crianças e adolescentes.

“Tanto para os idosos como para as crianças e adolescentes, são desenvolvidas atividades lúdicas, de esporte e lazer. Hoje, participam desse Feirão Empreendedor os nossos usuários dos serviços de convivência, além da rede socioassistencial que faz parte do território, composta pelo Cras, Creas e CadÚnico, além do Simm, que também é um parceiro. Para os idosos, essas atividades contribuem para o bem-estar e para um melhor processo de envelhecimento.”

Com o tema “Aprender Empreendendo”, a programação conta com atividades voltadas à qualificação, orientação e fortalecimento da autonomia dos participantes, reforçando o compromisso da rede de assistência social com o desenvolvimento social e econômico dos territórios.

Segundo Daniela Menezes, gestora do Lar Fabiano de Cristo, os serviços do feirão, que já está na 5ª edição em Salvador, são disponibilizados para os usuários do Lar Fabiano e também para toda a comunidade.

“O Feirão Empreendedor é um evento nacional. O Lar Fabiano de Cristo, em nível Brasil, concentra todos os esforços para desenvolver esse trabalho em suas casas e unidades, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários com mulheres empreendedoras. O objetivo é dignificar e possibilitar uma mostra dos talentos de cada uma das mulheres participantes. Para isso, articulamos uma rede de serviços”, afirma Daniela.

Presente no feirão para agendar um serviço, Simone Lima, mãe atípica, falou sobre a importância da atuação do Lar Fabiano de Cristo para o desenvolvimento de seu filho Wesley, de 14 anos.

“Eu vim aqui a primeira vez buscar acolhimento e uma atividade para o meu filho, que é autista com nível dois de suporte. No início, eu tive um pouco de receio, apesar de o meu filho ter ficado bem entusiasmado desde quando conheceu o espaço. No entanto, as equipes que trabalham aqui me acolheram com muito carinho e respeito. E hoje nós não conseguimos ficar sem o Lar Fabiano. Aqui eu me sinto em família.”

Entre os benefícios, ela destaca o desenvolvimento físico e cognitivo de Wesley e o bem-estar dela.

“Toda a equipe daqui tem um trabalho incrível. O meu filho tinha dificuldade para se alimentar sozinho, aqui ele conseguiu desenvolver isso. Ele também aprendeu o karatê, que eu achei que não conseguiria. O lar também ajudou em relação a seguir regras e a socializar com outras crianças. Hoje, ele está bem desenvolvido, está na faixa amarela do karatê, já fez competição fora, já trouxe duas medalhas. Tem sido maravilhoso. Além disso, eu participo de um grupo de mães atípicas que, uma vez por mês, tem atendimento com psicólogo, assistente social e participa de uma roda de conversa na qual trocamos informações e conhecimentos.”

Frequentadora do Lar Fabiano há 35 anos, a idosa Creuza Maria Sampaio aproveitou a manhã para conhecer as novidades e serviços do Feirão Nacional Empreendedor. “O Lar Fabiano é o meu aconchego. Aprendi muitas coisas aqui, principalmente corte e costura, confecção e bordado à mão aplicado. Tudo isso está guardado na minha mente. Eu pretendo ficar no Lar Fabiano enquanto estiver viva. O que eu mais gosto daqui é da convivência, pois todos se tratam bem”, conta.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026