Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Projeto Mulheres Negras em Movimento homenageia servidoras da Prefeitura de Salvador

Foto: Jefferson Peixoto

Nesta sexta-feira (17), a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), promoveu o evento Mulheres Negras em Movimento, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. A iniciativa homenageou servidoras municipais e destacou suas contribuições para a transformação do serviço público.

A cerimônia foi realizada no Auditório Orlando Moscozo, na sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), nos Aflitos, e reuniu ações de diversas secretarias municipais voltadas à valorização, ao reconhecimento e ao protagonismo das mulheres negras. Ao final da cerimônia, o público pôde visitar uma exposição fotográfica e conhecer, por meio de breves relatos, as histórias das homenageadas.

Durante a programação, a Semge prestou homenagem a 20 servidoras que atuam em diferentes órgãos e autarquias da Prefeitura de Salvador. As homenageadas foram reconhecidas por suas trajetórias e pelos legados construídos em áreas como ciência, educação, cultura, empreendedorismo, literatura e direitos humanos.

A secretária da Semur, Isaura Genoveva, destacou que o reconhecimento promovido pela gestão municipal reforça o compromisso com a valorização das mulheres negras. “Essa homenagem demonstra respeito à nossa diversidade cultural e ao que significa ser uma mulher preta na cidade mais negra fora da África”, afirmou.

Uma das homenageadas, a procuradora do Município de Salvador, Lilia Azevedo, que atua há 15 anos na instituição, ressaltou a importância de dar visibilidade à presença das mulheres negras e ao papel que desempenham como mães, gestoras e servidoras públicas. “Entendemos que as políticas públicas que estruturam a nossa cidade têm a cor negra, têm a cor preta”, pontuou.

Segundo Lilia, toda a história brasileira passa pela história da população negra, mas essas trajetórias permaneceram invisibilizadas por muito tempo, inclusive no serviço público. Ela contou que sua trajetória foi marcada pelo esforço da família e que, ao ser aprovada no concurso da Procuradoria do Município, tornou-se uma das primeiras mulheres negras a integrar aquele quadro de servidores.

Moradora do bairro do Cabula e oriunda de uma comunidade periférica, Lilia disse ter recebido a homenagem com alegria, mas também com senso de responsabilidade. “Pediram que, além de uma foto, cada homenageada enviasse uma palavra que representasse sua trajetória. Eu escolhi ‘propósito’, porque foi isso que moveu a minha história”, contou.

A subsecretária da Semge, Rafaella Pondé, afirmou que a iniciativa busca dar visibilidade às servidoras homenageadas e reconhecer suas contribuições para a cidade. “O objetivo é mostrar o quanto essas mulheres são importantes para Salvador e para o serviço público. Essa parceria entre as secretarias fortalece ações de valorização das mulheres negras e reforça um propósito comum”, afirmou.

Veja também

default
Regularização do ISS 2026 em Camaçari tem descontos de até 100% em multas e juros
A Prefeitura de Camaçari instituiu o Programa de Regularização Fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...
montenegro-i-e-ii-obras-MCMV-William-Rocha
MCMV: Sehab convoca pré-selecionados da terceira lista do Parque Residencial Montenegro I e II para entrega de documentos
A Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab) convoca 102 novos pré-selecionados para a etapa de verificação...
Semu_Setur_cobertura_início_aulas_Carreta_da_Beleza_curso_design_de_sobrancelhas_com_henna_Foto_Everaldo_Paixão_02
Carreta da Beleza inicia turmas de qualificação profissional para mulheres de Camaçari
Novas perspectivas profissionais e de vida. Com essa expectativa, as alunas dos cursos ofertados pela...
Bahia_Agro_Conecta_2026_Card
Bahia Agro Conecta 2026 reúne setor produtivo e especialistas para discutir inovação no agro baiano
Produtores rurais, empresas, pesquisadores, investidores, startups e representantes do poder público...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige