Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Mostra Cinema Conquista estreia mostra competitiva em sua 17ª edição

Realizadores de todo o país já podem inscrever gratuitamente longas e curtas para o evento, que acontece entre os dias 6 e 11 de setembro

A Mostra Cinema Conquista – Um Olhar para o Novo Cinema já tem data marcada para sua 17ª edição. Um dos mais tradicionais eventos dedicados ao audiovisual no interior da Bahia será realizado entre os dias 6 e 11 de setembro, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, trazendo uma importante novidade para o público. Pela primeira vez, a programação contará com uma Mostra Competitiva, destinada à seleção e premiação de produções brasileiras de longa e curta-metragem, com inscrições abertas no site oficial.

A estreia da competição marca um novo momento para o projeto, ampliando o reconhecimento às produções nacionais e fortalecendo o intercâmbio entre criadores, público e crítica especializada. “Este novo formato amplia as possibilidades de diálogo entre quem faz cinema e quem o assiste. Queremos que a iniciativa fortaleça a circulação de filmes brasileiros, incentive novos talentos e reafirme Vitória da Conquista como um importante ponto de encontro do audiovisual nacional”, avalia Esmon Primo, coordenador geral e fundador do evento.

A curadoria será realizada por uma comissão formada por profissionais do setor e contemplará até cinco longas e dez curtas-metragens produzidos em diferentes regiões do Brasil. Podem participar obras brasileiras nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental, finalizadas a partir de 1º de julho de 2025 e inéditas no município. Para além do júri oficial, a programação competitiva também contará com júri popular, formado pelo público presente nas sessões, que poderá votar nos filmes exibidos.

Sobre a Mostra Cinema Conquista

Ao longo de mais de duas décadas de história, a Mostra Conquista consolidou-se como um dos principais espaços de circulação, formação e difusão do cinema brasileiro contemporâneo no interior da Bahia. Desde a sua criação, em 2004, o festival já exibiu mais de 700 filmes — entre longas, médias e curtas-metragens —, reunindo obras que retratam diferentes realidades, territórios, memórias e expressões culturais do país.

Além da novidade competitiva, o evento mantém sua vocação de democratizar o acesso ao setor, oferecendo toda a programação de forma gratuita, incluindo exibições, mesas temáticas, conferências, debates e oficinas. O cronograma completo será anunciado em breve.

A Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema é idealizada e produzida pela Movimenta Cultura e Arte. Tem as parcerias do Programa Janela Indiscreta e do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura. Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura na Bahia, realizados com recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério da Cultura, e executados pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado.

SERVIÇO
17ª Mostra Cinema Conquista – Um Olhar para o Novo Cinema

Data: 6 a 11 de setembro de 2026
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, Vitória da Conquista (BA)

Inscrições para a Mostra Competitiva: até 6 de agosto de 2026 (23h59 – horário de Brasília)

Quem pode participar: realizadores de filmes brasileiros de longa e curta-metragem nas categorias ficção, documentário, animação e experimental, finalizados a partir de 1º de julho de 2025 e inéditos em Vitória da Conquista

Inscrições e regulamento: https://mostracineconquista.com.br/

Veja também

Joá SouzaGOVBA (1)
Desfile cívico-militar marca celebração dos 204 anos da Independência do Brasil em Salvador
Programação reúne representantes das forças de segurança, estudantes e representantes da sociedade civil...
Desfile de 7 de Setembro é realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Programação do Dia da Independência contou com desfile cívico-militar e blocos temáticos sobre soberania...
larissa-cruz-morata-foi-encontrada-morta-na-casa-em-que-morava-com-o-marido-o-policial-militar-vinicius-costa-silva-em-embu-das-artes-1788791461119_v2_1136x956
Policial militar é preso suspeito de feminicídio em Embu das Artes
Larissa Morata, mulher do PM, morreu com um tiro na cabeça A Polícia Civil cumpriu, na tarde desta segunda-feira...
corinthians_-_brasileirao_feminino
Brasileiro Feminino: Corinthians vai às semifinais e enfrenta o Bahia
Brabas superam Cruzeiro e mantém vivo sonho do oitavo título nacional O Corinthians, pela décima vez...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige