Salvador, 5 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Portos da Bahia entram em operação de treinamento para emergências ambientais

A Autoridade Portuária Federal – CODEBA deu início, nesta semana, a mais um ciclo de treinamentos e simulados de emergência ambiental nos portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. O primeiro simulado prático foi realizado nesta terça-feira (04), no Porto de Salvador. As atividades seguem até o dia 13 de agosto nos de Aratu-Candeias e Ilhéus, com o objetivo de fortalecer a capacidade de resposta das equipes, aperfeiçoar os protocolos de atendimento a emergências e ampliar a integração entre os profissionais envolvidos nas operações portuárias.

A programação teve início com treinamentos sobre o Sistema de Comando de Incidentes (ICS 100/200) e a realização de um simulado de mesa (Tabletop), seguida de um simulado prático, com participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na sequência, o ciclo será realizado no Porto de Aratu-Candeias, entre os dias 5 e 7 de agosto. A atividade inclui treinamento em ICS, simulado de mesa, exercício prático de emergência e reunião de avaliação, permitindo a análise dos procedimentos adotados e a identificação de oportunidades de aperfeiçoamento.

No Porto de Ilhéus, o treinamento será realizado entre os dias 10 e 13 de agosto. O cronograma prevê treinamento sobre estrutura de resposta, papéis e comunicação no Sistema de Comando de Incidentes, capacitação em resgate de fauna, simulado de mesa, simulado anual com aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e reunião de avaliação.

Veja também

WhatsApp Image 2026-11-05 at 15.42
SSP registra em Camaçari primeira prisão por Reconhecimento Facial através de equipamento privado conectado ao Câmera Interativa
Pouco mais de 1.000 câmeras de empresas privadas estão conectadas ao Centro de Operações e Inteligência...
Semiárido (23)
Inema emite alerta para rajadas de vento de até 70 km/h no litoral da Bahia até sexta-feira (6)
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu, no final da manhã desta terça-feira...
WhatsApp-Image-2026-09-01-at-10.25
Sema realiza capacitação sobre manejo seguro do peixe-leão no Extremo Sul da Bahia em novembro
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), por meio do Programa de Gerenciamento Costeiro...
Missão-China-Visita-Escola-Foto-Mirelle-Lima (4)
Missão China: Comitiva de Camaçari conhece experiência educacional em visita à Escola Yadi
A comitiva da Prefeitura de Camaçari, liderada pelo prefeito Luiz Caetano, realizou, na noite desta terça-feira...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos