Salvador, 19 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Projeto anuncia nesta quinta-feira (20) estudantes da rede municipal selecionados para intercâmbio em Portugal

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

O Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, localizado em Coutos, será palco, nesta quinta-feira (20), do anúncio de 15 alunos da rede pública de Salvador selecionados para um intercâmbio cultural em Portugal, em mais uma edição do projeto “Era Uma Vez…Brasil”. A iniciativa também contemplará um professor da rede municipal de ensino. Durante o evento, haverá ainda o lançamento de uma história em quadrinhos e de quatro curtas-metragens produzidos por estudantes.

 

A viagem está prevista para novembro e terá duração de dez dias. Em Lisboa, os estudantes terão a oportunidade de conhecer museus, monumentos históricos e escolas portuguesas, além de trocar experiências e conhecimentos com outros adolescentes. No total, a delegação brasileira será formada por 120 estudantes e professores da Bahia, Pernambuco e São Paulo.

 

De acordo com a coordenadora do projeto, Marici Silva, o intercâmbio não é uma etapa isolada do projeto, que envolve a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. “Eles vão apresentar os trabalhos desenvolvidos aqui sobre a história do Brasil, em uma perspectiva que não é do colonizador”, afirma.

 

Esta é a décima edição do “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação que propõe uma nova abordagem sobre a história do país, com narrativas que nem sempre aparecem nos livros didáticos tradicionais e destaque à contribuição dos povos afro-brasileiros e indígenas na formação do Brasil.

 

Desde março, o projeto desenvolve uma jornada de atividades ao longo do ano letivo nas escolas municipais. Em Salvador, os estudantes já participaram de duas etapas: Fatos Históricos e Campus de Arte-Educação, que combinam conhecimento, produção artística e reflexão sobre a história brasileira.

 

A coordenadora aponta uma evolução da base pedagógica e da proposta desde a primeira edição da iniciativa. “Nós saímos de um personagem central, Dom João, para outra perspectiva, mudando um pouco o centro da história. Isso é muito interessante, e a essência é sempre ter esse olhar crítico para a nossa história, não trazer respostas prontas, mas sim sempre questionamentos”, conclui.

Veja também

vacina
Dia D de vacinação será realizado neste sábado em todo o país
Objetivo é atualizar a caderneta vacinal Crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer...
unnamed
Dânio Djassi celebra início perfeito do Portimonense e projeta duelo com o Benfica B
O Portimonense começou a temporada 2026/27 da Liga Pro com 100% de aproveitamento. Após vencer o Penafiel...
TSE
Atacada por EUA, regra do TSE evita bigtechs de privilegiar candidatos
Funcionária da Casa Branca atacou medida alegando “censura” Os Estados Unidos tacharam de “censura”...
Bill
Criador da ESPN, Bill Rasmussen morre aos 93 anos
Bill Rasmussen, fundador da ESPN, morreu aos 93 anos nesta terça-feira (18), após complicações da doença...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026