Salvador, 24 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Agosto Branco destaca ações de prevenção e controle do tabagismo em Salvador

Fotos: Jefferson Peixotto / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acompanha atualmente 511 pessoas nos grupos do Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT). A iniciativa, desenvolvida ao longo de todo o ano nas unidades de saúde da capital baiana, promove ações de prevenção e controle do tabagismo, além de oferecer acompanhamento e tratamento para pessoas que desejam parar de fumar.

Durante o Agosto Branco, mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de pulmão, as unidades de saúde intensificam as atividades educativas sobre a doença, seus principais fatores de risco e os danos provocados pelo uso do tabaco. A iniciativa também contribui para aproximar a população dos serviços disponíveis na rede municipal e fortalecer as estratégias de enfrentamento ao tabagismo.

Somente de janeiro deste ano até o momento, 511 pessoas participaram dos grupos oferecidos pelo PMCT. O acompanhamento integra uma estratégia que vem sendo ampliada no município e que, entre 2023 e abril de 2026, já contabilizou mais de 2.500 atendimentos realizados nos grupos.

O programa é vinculado ao Campo Temático de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, da Subcoordenadoria de Estratégias de Saúde da Família e Ações Estratégicas na Atenção Primária à Saúde (APS). As ações incluem atividades educativas, acompanhamento e tratamento, com o objetivo de reduzir os impactos do uso do tabaco e ampliar o acesso da população ao cuidado.

Para a subcoordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Mônica Campos, o programa representa uma importante frente de cuidado dentro da atenção à saúde. “O PMCT tem um papel muito importante porque oferece às pessoas um espaço de acolhimento e acompanhamento durante uma mudança que pode ser desafiadora. Mais do que orientar sobre os riscos do tabagismo, nosso trabalho é oferecer ferramentas para que cada pessoa possa avançar nesse processo de acordo com suas necessidades e sua realidade”, destaca.

Dia Nacional de Combate ao Fumo – Celebrado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça a importância de ampliar a conscientização sobre os riscos relacionados ao consumo de produtos derivados do tabaco. A data integra o calendário de mobilização contra o tabagismo e chama atenção para os impactos do hábito na saúde, além da importância da prevenção e do acesso ao cuidado.

O tratamento oferecido pelo PMCT começa com um atendimento inicial, destinado a conhecer a história e as necessidades de cada indivíduo. A partir dessa avaliação, são realizadas sessões em grupo, associadas a atendimentos individuais para acompanhamento e manutenção. Além disso, algumas unidades também oferecem Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como parte do cuidado, como auriculoterapia e acupuntura.

Para acessar o programa, o interessado deve procurar uma das unidades de saúde que realizam grupos do PMCT, portando documento de identificação (RG) e cartão do SUS. Na unidade, receberá orientações sobre o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas.

A assistência combina tratamento medicamentoso, com adesivos indicados individualmente, e ações educativas voltadas à mudança de comportamento e ao acompanhamento do tratamento.

Confira lista completa de unidades que integram o programa:

https://docs.google.com/spreadsheets/u/1/d/e/2PACX-1vS4Woy0O5gkWpE5gMS_xYJOOWSwwdtG9NxsViYsIsyKhTjSHvlWDgogi7_wFGk4Uw/pubhtml?gid=361788428&single=true

Veja também

unnamed (1)
Já com mais de 40 jogos no ano, Igor Fernandes valoriza ‘empenho coletivo’ do Náutico e projeta confronto com o Juventude
Jogando fora de casa pela Série B do Brasileirão, o Náutico somou um ponto importante diante do Goiás....
AME Pirajá
Multicentro AME Pirajá realiza Dia D do Outubro Rosa com oferta de mamografias
O Multicentro AME Pirajá, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, realiza, neste sábado (24),...
Prefeito Bruno Reis na Câmara de Salvador-Foto-Betto Jr
Bruno Reis repudia violência sexual contra agente de endemias em Salvador: “Episódio revoltante, covarde e inaceitável”
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, repudiou, nesta quinta-feira (22), o caso de uma agente de combate...
Blue Run Salvador - edição 2025 - Crédito - Fotoshow 2
Meia Maratona Blue Run Salvador Mater Dei terá mais de R$ 33 mil em premiações
Com percursos de 5, 10 e 21 km, prova acontece em 1º de novembro e recebe inscrições até 30 de outubro...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos