Salvador, 9 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Instituto Cervantes promove encontro gratuito de poetisas para celebrar Dia Mundial da Poesia e Mês da Mulher

Celebrando o Mês da Mulher e o Dia Mundial da Poesia, o Instituto Cervantes Salvador promove, na próxima quinta-feira (21), às 19 horas, a IV edição do evento Cartografias Hispano-Latino-Americanas – Vozes de Mulheres, com a participação de seis escritoras baianas. O encontro é gratuito e acontece no auditório do Instituto Cervantes, em Salvador.

Com mediação da escritora Clarissa Macedo, o encontro contará ainda com as participações de Martha Galrão, Vânia Melo, Andréa Mascarenhas e Adriele do Carmo. Além da conversa, serão lidos textos das autoras em português e poemas em espanhol de poetisas hispanas contemporâneas.

A participação das cinco escritoras celebra a literatura feminina e a força da mulher na literatura de língua portuguesa e espanhola. A atividade visa estabelecer diálogos entre autoras de estilos e poéticas distintas, partindo do traço comum da condição de ser mulher e escrever.

No evento, serão discutidos os projetos nos quais as autoras estão envolvidas e de que modo a atuação de cada uma delas opera no contexto das literaturas em cena, como espaços de valorização, sobretudo no que respeita às artistas mulheres e a vinculação com a literatura hispana.

SERVIÇO

O quê: IV Cartografias Hispano-Latino-Americanas – Vozes de Mulheres

Onde: Auditório do Instituto Cervantes Salvador (Avenida Sete de Setembro, 2792, Salvador/BA)

Quando: 21 de março de 2024, às 19 horas

Mais informações: Instituto Cervantes Salvador | @institutocervantessalvador

Entrada gratuita

 

Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige