Salvador, 28 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Agricultura familiar amplia presença na alimentação escolar da rede estadual

O alimento que sai do campo e chega à mesa dos estudantes ganhou destaque nesta segunda-feira (31), no Colégio Estadual de Tempo Integral (CETI) de Catu, durante as primeiras entregas de gêneros da agricultura familiar para a rede estadual de ensino. A atividade integra a Chamada Pública Centralizada nº 01/2026, iniciativa que conta com R$ 50,2 milhões para a aquisição de itens para a alimentação escolar.

A programação reuniu representantes das secretarias da Educação do Estado da Bahia (SEC) e de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e das cooperativas responsáveis pelo fornecimento dos alimentos.

A segunda Chamada Pública Centralizada representa uma expansão da política de aquisição da agricultura familiar para atender a todas as unidades escolares da rede estadual. O modelo também foi aprimorado com entrega dos gêneros alimentícios de uma única vez a cada Núcleo Territorial de Educação (NTE), enquanto a distribuição foi organizada em sete grupos regionais, definidos de acordo com a proximidade logística. As entregas ocorrerão em ciclos de 45 dias por grupo, garantindo que todas as escolas de uma região recebam integralmente os produtos antes do início do ciclo seguinte.

A cesta de alimentos também foi ampliada de seis para 16 gêneros, aumentando a variedade e o valor nutricional das refeições oferecidas aos estudantes. Entre os produtos estão barrinha de cereal, café torrado e moído, aipim palito, flocão de milho, farinha, polpa de frutas, ovos caipiras, feijão, leite em pó, cacau em pó 100%, massa de aipim, iogurte, filé de tilápia, mel, tapioca granulada e carne de cordeiro.

A nutricionista Etienne Oliveira, que trabalha no CETI de Catu, destacou a importância da iniciativa para a alimentação dos estudantes. “Hoje é um dia muito importante, não só porque estamos comemorando o Dia da Nutricionista, mas por estarmos recebendo esses produtos aqui na escola. É muito válido trazer isso para os alunos e para o nosso cotidiano, priorizando os alimentos que são da terra, os alimentos que vêm da natureza. Isso também incentiva os meninos e os alunos a uma alimentação melhor”, afirmou.

Na outra ponta desse processo estão os estudantes. Para eles, a política também representa a oportunidade de ter uma alimentação mais saudável. É o que destaca a estudante Tarcila Beatriz Fortunato Menezes, 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio. “Eu acho muito importante que a comida daqui da escola seja produzida com produtos da agricultura familiar, dos pequenos produtores, pois isso incentiva o comércio local e, também, ajuda que os alimentos da nossa unidade sejam mais saudáveis”.

Para José Adilson de Souza, presidente da Cooperativa de Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas (COOPERA), a compra pública gera impacto direto nas comunidades produtoras. “Este momento é muito importante na vida dos nossos agricultores cooperados. O recurso que é repassado volta para as comunidades, volta para a mão dos agricultores, para eles produzirem mais e com a melhor qualidade possível”, afirmou.

Veja também

Flávio Bolsonaro
STF nega ter ordenado buscas em endereços de Flávio Bolsonaro
Nota surge após imprensa informar que PF estaria na mansão do senador O Supremo Tribunal Federal (STF)...
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Protagonismo feminino e inovação marcam a abertura da 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia
Com o tema “Ciência Delas”, o evento gratuito segue até esta quarta-feira (28) O olhar curioso das estudantes...
Secad_Chamada transferencia_data Dia_Servidor_Público_pagamento antecipado salario_Foto_Patrick_Abreu
Prefeitura de Camaçari transfere data do Dia do Servidor Público e antecipa salário
A Prefeitura de Camaçari transferiu o feriado em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em...
Flávio
Avião com Flávio Bolsonaro e família segue para Miami
A aeronave que deixou o Equador com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a família a bordo segue, neste...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos