Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Defesa Civil de Salvador dá continuidade ao PDCE em setembro em sete escolas municipais

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) dá continuidade, neste mês de setembro, às atividades do Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE) em sete unidades da rede municipal de ensino, incluindo turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), reforçando o compromisso do órgão municipal com a formação de agentes multiplicadores de conhecimento sobre prevenção de riscos e primeiros socorros na capital baiana.

As ações começam no próximo dia 9, com duas edições. Na Escola Municipal Valdemar Bibiano Jorge Amado, em Piatã, pela manhã, e, pela primeira vez, na Escola Municipal 2 de Julho, no Trobogy, para uma turma da EJA, à noite.

No dia 11, o PDCE ocorre na Escola Municipal Alexandre Leal, na Mouraria, em Nazaré, nos turnos matutino e vespertino.

Já no dia 15, será realizada uma edição especial na Escola Municipal Padre Norberto, no Alto do Cabrito, contemplando os três turnos.

Por fim, nos dias 21, 23 e 29, será a vez das escolas Maria Dolores, na Avenida Tancredo Neves, para uma turma da EJA, à noite – sendo esta unidade municipal estreante no programa –, Iacy Vaz Fagundes, na Federação/Muriçoca, e Leovícia Andrade, no Calabetão, sendo que nas duas últimas as atividades ocorrem nos turnos matutino e vespertino.

“Ensinar primeiros socorros nas escolas vai muito além de uma aula teórica; é um ato de salvar vidas. Quando capacitamos um aluno, estamos criando uma corrente de proteção que pode fazer a diferença nos primeiros minutos de uma emergência”, explica o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Adriano Silveira.

Criado em 2017, o PDCE já capacitou quase 13 mil alunos em mais de 130 escolas municipais, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). O programa leva às salas de aula conhecimentos técnicos sobre gestão de riscos, autoproteção, cidadania, mudanças climáticas e primeiros socorros.

“Cada bairro tem características próprias, e o PDCE ensina os jovens a compreender melhor os riscos presentes em suas comunidades. Essa percepção crítica é o primeiro passo para salvar vidas. Acredito que este seja o caminho para construirmos uma cidade cada vez mais segura e resiliente”, afirma o gerente de prevenção da Codesal, Hugo Flávio Júnior.

“O PDCE vai muito além da teoria. Quando levamos esse conhecimento para a sala de aula, estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para contribuir com a proteção dos moradores das comunidades”, acrescenta a coordenadora do PDCE, Lívia Melo.

Veja também

default
Regularização do ISS 2026 em Camaçari tem descontos de até 100% em multas e juros
A Prefeitura de Camaçari instituiu o Programa de Regularização Fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer...
montenegro-i-e-ii-obras-MCMV-William-Rocha
MCMV: Sehab convoca pré-selecionados da terceira lista do Parque Residencial Montenegro I e II para entrega de documentos
A Secretaria de Habitação de Camaçari (Sehab) convoca 102 novos pré-selecionados para a etapa de verificação...
Semu_Setur_cobertura_início_aulas_Carreta_da_Beleza_curso_design_de_sobrancelhas_com_henna_Foto_Everaldo_Paixão_02
Carreta da Beleza inicia turmas de qualificação profissional para mulheres de Camaçari
Novas perspectivas profissionais e de vida. Com essa expectativa, as alunas dos cursos ofertados pela...
Bahia_Agro_Conecta_2026_Card
Bahia Agro Conecta 2026 reúne setor produtivo e especialistas para discutir inovação no agro baiano
Produtores rurais, empresas, pesquisadores, investidores, startups e representantes do poder público...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige