Salvador, 5 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Morre Paulo Roberto Teixeira, referência no combate à aids no Brasil

Morre Paulo Roberto Teixeira, referência no combate à aids no Brasil

Morreu neste sábado (19), aos 77 anos, o médico Paulo Roberto Teixeira, uma das referências em saúde pública no Brasil. Ele foi protagonista na criação da primeira resposta de governo à aids no Brasil, em 1983, época em que a doença era ainda pouco conhecida e marcada pelo estigma.

Quando os primeiros casos da doença foram confirmados em São Paulo, Teixeira estava à frente do programa de hanseníase do estado. A experiência com uma doença que também era marcada pela exclusão, ajudou a desenhar para a aids uma política pautada no direito à saúde e ao respeito, que passava pela prevenção e assistência, incluindo o acesso aos antirretrovirais, e o trabalho em parceria com sociedade civil.

Em 2000, já à frente do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Paulo Teixeira passou a denunciar que os preços dos medicamentos eram inviáveis para a manutenção do acesso universal ao tratamento de aids pelo SUS e passou a defender a quebra de patentes dos laboratórios farmacêuticos.

Defendeu que a Lei de Patentes brasileira, aprovada em 1996, limitou o acesso à saúde e organizou um programa internacional de transferência de tecnologia entre países do Sul global para a produção de antirretrovirais genéricos.

Esse movimento foi fundamental para que em 2001, a Organização Mundial do Comércio reconhecesse que o direito à saúde está acima das regras de propriedade intelectual e fortaleceu a luta dos países pobres pelo direito de acesso ao tratamento.

A luta pelo acesso universal ao tratamento seguiu na OMS, quando Paulo Roberto Teixeira, assumiu em 2003 o Departamento de HIV/Aids da OMS e integrou a estratégia 3 by 5 que estabeleceu a meta de 3 milhões de pessoas vivendo com HIV em tratamento até o fim de 2005.

Em nota, o Ministério da Saúde manifestou pesar pela morte de Paulo Roberto Teixeira, reconhecendo que ele foi um dos “nomes fundamentais da resposta do país à epidemia” e que Paulo Teixeira “dedicou a vida à defesa da saúde como direito, dos direitos humanos e do acesso universal à prevenção e ao tratamento”.
Agência Brasil

Veja também

WhatsApp Image 2026-11-05 at 15.42
SSP registra em Camaçari primeira prisão por Reconhecimento Facial através de equipamento privado conectado ao Câmera Interativa
Pouco mais de 1.000 câmeras de empresas privadas estão conectadas ao Centro de Operações e Inteligência...
Semiárido (23)
Inema emite alerta para rajadas de vento de até 70 km/h no litoral da Bahia até sexta-feira (6)
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu, no final da manhã desta terça-feira...
WhatsApp-Image-2026-09-01-at-10.25
Sema realiza capacitação sobre manejo seguro do peixe-leão no Extremo Sul da Bahia em novembro
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), por meio do Programa de Gerenciamento Costeiro...
Missão-China-Visita-Escola-Foto-Mirelle-Lima (4)
Missão China: Comitiva de Camaçari conhece experiência educacional em visita à Escola Yadi
A comitiva da Prefeitura de Camaçari, liderada pelo prefeito Luiz Caetano, realizou, na noite desta terça-feira...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos