Salvador, 15 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Goiás passa a ter mosaico de áreas protegidas na Serra dos Pireneus

Região é formada por 20 reservas particulares próximo a Pirenópolis

O Mosaico da Serra dos Pireneus passa a integrar oficialmente a região de Goiás nesta quarta-feira (7). Formado por 20 reservas particulares, o grupo pretende ampliar a proteção da biodiversidade e coordenar ações ambientais de forma conjunta, nas proximidades da cidade de Pirenópolis.

A medida faz parte de portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, publicada nesta edição do Diário Oficial da União.

Os mosaicos de áreas protegidas estão previstos no Sistema Nacional de Unidades de Conservação para fortalecer a gestão integrada de territórios compostos por diferentes áreas de conservação.

Entre as reservas, estão:

Fazenda Vagafogo Boa Vista;
Segredo da Serra dos Pireneus;
Magia do Cerrado;
Vale das Copaíbas;
Segredos do Cerrado;
Mata da Borboleta Azul;
Reserva Ecológica do Barriguda.
>>Veja aqui a lista completa.<< Além do reconhecimento do mosaico, a texto institui o Conselho Consultivo, com representantes do Poder Público, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e gestores das reservas. Gestão integrada Segundo a norma, o conselho atuará na articulação de ações voltadas à proteção dos recursos naturais e à preservação dos atributos ambientais, culturais e paisagísticos da região, com foco no desenvolvimento sustentável. O órgão também poderá criar câmaras técnicas para discutir políticas públicas, estudos e ações relacionadas à conservação da Serra dos Pireneus. A sociedade civil será representada pelos gestores das 20 reservas integrantes do mosaico e por representantes de organizações com atuação ambiental na região. A presidência do colegiado será exercida por um dos gestores das unidades de conservação que integram o mosaico, escolhido pelos próprios conselheiros. A portaria estabelece ainda que as unidades de conservação que ainda não estiverem registradas no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação terão prazo de seis meses para concluir o processo de cadastramento. Agência Brasil

Veja também

Polícia civil
Rio Vermelho: mulher é estuprada e namorado roubado durante assalto; polícia investiga crimes
Uma mulher de 26 anos foi estuprada e o namorado dela, de 30 anos, roubado durante um assalto no bairro...
sequestro
Firmino Alves: bebê de 11 meses é sequestrado por homem armado em praça na Bahia e encontrado em cabana de praia
Um bebê de 11 meses foi sequestrado por um homem armado na noite de terça-feira (13), em uma praça no...
grêmio
Grêmio suspende torcedor acusado de fazer gestos racistas no Gre-Nal
O Grêmio informou, nesta terça-feira, que identificou o torcedor acusado de fazer gestos racistas no...
futebol feminino
FBF divulga tabela das semifinais do Campeonato Baiano Feminino
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) publicou, na noite desta terça-feira (13), a programação das semifinais...

Opinião

WhatsApp Image 2026-09-30 at 23.25
Jaciara Santos: A sombra de 1964