Salvador, 27 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Inscrições abertas para 50 vagas em Ciências Sociais da Terra pelo Pronera na Bahia

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada no município de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia. O edital oferta 51 vagas no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Terra, sendo uma vaga para pessoa com deficiência.
O prazo vai até 20 de novembro de 2026. A inscrição é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet, em uesc.br/cisoterra. O curso é resultado da parceria entre o Incra e a instituição de ensino por meio do Programa de Educação na Reforma Agrária (Pronera). As inscrições foram iniciadas em 24 de outubro de 2026.
Candidatos
As vagas são destinadas a jovens e adultos de famílias beneficiárias de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Incra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Além desses, educandos de cursos de especialização promovidos pelo Incra, educadores que atuem com as famílias beneficiárias, acampados cadastrados pela autarquia e quilombolas.
Curso
A licenciatura tem duração de oito semestres e adota a Pedagogia da Alternância. Setenta por cento da carga horária corresponde ao Tempo Universidade, presencial, realizado no assentamento Dois Riachões, situado no município de Ibirapitanga, no Litoral Sul da Bahia.
Os 30% restantes formam o Tempo Comunidade, semipresencial, desenvolvido nas comunidades de origem dos estudantes.
Documentação
Para se inscrever, é preciso ter concluído o ensino médio (ou equivalente) antes da matrícula. Podem participar como dependentes cônjuges, filhos e netos de titulares beneficiários, com comprovação do parentesco por documento oficial.
No ato da inscrição, devem ser anexados em PDF a declaração ou certidão do Incra que comprove a condição de beneficiário, ou de dependente; a declaração de residência no assentamento ou território; e documento de identificação com foto.
Quem concorre como dependente deve anexar também a declaração de dependência e o documento que comprova o parentesco. Educadores do campo e pessoas com deficiência precisam apresentar documentos específicos, descritos no edital. Os modelos de declaração estão disponíveis no site do curso.
Certidões
A certidão do Incra pode ser emitida pela internet, com login na conta Gov.br, na Sala da Cidadania ou na Plataforma de Governança Territorial (PGT).
Quem não conseguir emitir o documento on-line pode solicitar ao Incra/BA uma declaração que reconheça a condição de beneficiário, ou de dependente. O atendimento aos assentamentos pode ser feito pelo e-mail divisao.desenvolvimento.sdr@incra.gov.br; já para acampados, pelo (71) 3505-5309 ou conciliacaoagraria.ba@incra.gov.br, e para quilombolas, pelo (71) 3505-5351 ou divisao.quilombolas.ba@incra.gov.br.
Dúvidas sobre a seleção podem ser enviadas para cienciassociaisdaterra@uesc.br. O edital completo e os anexos estão em uesc.br/cisoterra.

Veja também

ferry
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do Ferry-Boat, informa que o serviço funciona...
unnamed (4)
Michel Rocha celebra vitória importante do A’ali e projeta briga na parte de cima da tabela
O A’ali conquistou uma vitória importante na última quinta-feira (22) ao superar o Al Najma por 2 a 1...
iluminação_bruno concha secom pms 1
Prefeitura de Salvador orienta como solicitar reforço na iluminação pública
A Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria...
27_10_26_2º_Festival_das-criancas_Cras_Pau_da_Lima_Foto_Robson_Lopes_Secom_PMS (6)_6
Prefeitura realiza dia de atividades lúdicas para crianças e adolescentes de Pau da Lima
Crianças e adolescentes moradores de Pau da Lima e região tiveram uma manhã de atividades lúdicas com...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos