Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Ações integradas reduzem homicídios em Camaçari em 60% no mês de setembro

Durante o mês de setembro, Camaçari apresentou redução significativa nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com ênfase nos homicídios registrados na sede. Conforme dados do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a queda foi de 60%, em comparação ao mês de setembro de 2024.

De acordo com o comandante do 12º BPM/Camaçari, tenente-coronel Roberto Pinto de Castro, o município saiu de 10 homicídios em setembro de 2024 para quatro casos em setembro de 2025.

É um número bastante expressivo, que demonstra o trabalho que vem sendo desenvolvido de forma integrada, com reforço na logística do policiamento e ações preventivas em parceria com Prefeitura de Camaçari, que tem contribuído, sobretudo, com melhorias na iluminação pública e na infraestrutura viária, como também com a Delegacia da Mulher e a 4ª Delegacia de Homicídios”, detalha o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Roberto Castro.

O comandante ainda ressalta o combate à poluição sonora como ponto importante nas ações recentes, em atuação conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) no âmbito da Operação Paz e Ordem.

Além da redução verificada no mês de setembro, anteriormente o balanço do primeiro semestre de 2025 já apontava tendência de queda, sendo que os homicídios diminuíram 16,3% em relação ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 77 homicídios, contra 92 no primeiro semestre do ano anterior. A unidade também ganhou notoriedade, sendo a que mais apreendeu armas de fogo em Salvador e Região Metropolitana no mesmo período avaliado.

Como citado pelo comandante, a gestão municipal tem acompanhado de perto a atuação das forças de segurança pública e no diálogo com as Polícias Militar e Civil elaborado ações transversais para o combate à violência, e a consequente redução dos índices.

Neste sentido, a Prefeitura de Camaçari tem colocado em prática projetos como o Brilha Camaçari, voltado à qualificação da iluminação pública da sede e orla; a abertura da Cidade do Saber como um marco importante na política de prevenção a partir da oferta de oportunidades nas áreas da cultura, arte, educação, esporte e tecnologia; além da reforma e requalificação das escolas da rede pública municipal, e do lançamento dos cursos profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Segurança também se faz com escolas funcionando, saúde acessível, cultura e esporte ativos e investimento em qualificação profissional. Esse é o caminho que estamos seguindo, sempre em parceria com as forças de segurança, debatendo estratégias voltadas à valorização da vida e construção de uma cidade mais segura e justa para todos”, afirma o prefeito Luiz Caetano.

Foto: Ascom 12º BPM e Rafael Kuster

Veja também

WhatsApp Image 2026-01-16 at 14.04
Tecnologia imersiva acelera vendas no mercado imobiliário e ganha espaço no Nordeste
Pesquisa mostra crescimento nas vendas de imóveis na região em 2025 e digitalização como motor de eficiência...
revalida_mcamgo_abr_100720211818-7
Enamed: Veja cursos de medicina que terão sanções por desempenho ruim
Cerca de 30% dos cursos analisados tiveram avaliação insatisfatória Agência Brasil Nesta segunda-feira...
Trump
Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza
Planalto ainda não se pronunciou sobre possibilidade O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump,...
55052291741_7fb47783d0_o
Petrobras assina contrato bilionário para fabricar navios no RS
Investimentos de R$ 2,8 bi também contemplam estaleiros no AM e SC   Um evento na cidade de Rio...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar