Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Afrochefe Jorge Washington leva forró e samba para o Culinária Musical de junho

Evento na Casa Rosa terá galinha caipira e lançamento de livro

O mês do forró está chegando e o Afrochefe Jorge Washington já prepara o Arraiá do Culinária Musical no dia 14 de junho (domingo), na Casa Rosa (Rio Vermelho). Serão duas apresentações artísticas para o público, além de lançamento de livro e presença do afro-empreendedorismo feminino, tradicional do evento.

A animação do dia ficará com Forró Capitão Virgulino, grupo soteropolitano que toca forró pé de serra tradicional em um repertório de clássicos e autorais em ritmos típicos. Terá também Pagode do Thiagão, conhecido por seu samba de raiz e hits do pagode que misturam clássicos e parcerias.

Como espaço de transversalidade de linguagens, o Culinária Musical vai receber o lançamento do livro “Gastronomia-encruzilhada: tecnologias de afrobrasilidades em alimentação”, da professora e pesquisadora Lourence Alves. A obra convida o leitor a atravessar os caminhos simbólicos, históricos e políticos da formação da cozinha e da gastronomia brasileiras. A autora propõe uma análise sobre compreender a gastronomia não apenas como técnica, mas como território de memória, corpo e resistência, construindo uma ponte entre pesquisa, espiritualidade e cotidiano.

No Cantinho da Empreendedora, o Afrochefe convida a marca Beti a Crespa, empresa afrocentrada de produtos capilares veganos e liberados, especializada em fios afrodescendentes. Além da marca Doce Maria, com bolos, doces e sobremesa.

Na cozinha, Jorge Washington vai preparar Galinha Caipira com pirão, feijão de corda, batata e arroz como prato principal. Terá ainda Arrumadinho de Fumeiro, Casquinha de Siri e Moqueca de Legumes.

Esta edição do Culinária Musical tem patrocínio da Bahiagás.

SERVIÇO

O que: Forró e Samba no Culinária Musical da Casa Rosa

Quando: 14 de junho (domingo), das 12h às 17h

Onde: Casa Rosa (Praça Colombo, nº 106 – Rio Vermelho), a partir das 12h

Quanto: Ingressos R$25 Sympla

Prato principal: R$ 90 (p/ duas pessoas)

Veja também

Luciano Juba
Destaque do Bahia, Luciano Juba entra na pré-lista de Ancelotti para a Seleção Brasileira
O lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia, está na pré-lista do técnico Carlo Ancelotti para os amistosos...
salvador elevador lacerrda bts
Em Salvador, quem estiver na seção eleitoral às 17h poderá votar
Senhas serão distribuídas a eleitores com problemas de deslocamento O corregedor-geral da Justiça Eleitoral,...
nunesmarques
Pedido para ampliar horário de votação será avaliado, afirma Marques
TSE analisa pedido após problemas no transporte de eleitores O presidente do Tribunal Superior Eleitoral...
pablosalvador
TRE-BA determina prisão de secretário de Mobilidade de Salvador
Justiça também ordenou liberação de 100% da frota de ônibus da cidade O presidente do Tribunal Regional...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos