Salvador, 10 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Além da sala de aula: o papel dos professores na trajetória do estudante

Estudos destacam que o apoio docente é essencial para qualidade do aprendizado e para evitar evasão

Mais do que ensinar teorias e conceitos, o professor desempenha um papel importante na trajetória de um estudante. Uma palavra de incentivo, um gesto de confiança ou a presença constante de quem acredita no potencial pode ser um ponto de virada, dentro e fora da sala de aula.

Na edição de 2025 do estudo “Education at a Glance”, produzido anualmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 51% dos brasileiros que entram na faculdade não se formam nem 3 anos após o prazo previsto. Dentre os principais motivos para a não conclusão estão as dificuldades financeiras, cansaço e falta de acolhimento acadêmico. Nesse cenário, o professor se torna peça-chave para evitar a evasão.

Ana Cleyge Azêvedo, coordenadora dos cursos de engenharia da UNIFACS em Feira de Santana, vivenciou, ainda em seu período de estudante, a importância do apoio docente. A relação de Ana com a instituição começou quando ingressou no curso de Sistemas de Informação.

Durante a graduação, viveu o desafio de precisar equilibrar os estudos com o trabalho e as responsabilidades da maternidade, que se tornaram ainda mais desafiadoras com a chegada da sua filha caçula. Em meio à exaustão e às incertezas, foi o apoio dos seus professores que a ajudou a seguir. “O incentivo e a confiança deles foram fundamentais para que eu não desistisse”, relembra a docente.

A rede de apoio marcou sua trajetória e a inspirou em seguir sua carreira na docência. Após concluir sua graduação, retornou a UNIFACS como docente, o que, para ela, representou mais do que uma conquista profissional. “Estar à frente de novas gerações é também uma forma de retribuir o carinho e incentivo que recebi. Procuro ser para meus alunos o que os meus professores foram para mim: alguém que acredita no potencial deles e os encoraja a ir além.”

Além de atuar como professora e gestora, ela acompanhou a jornada universitária do segundo filho, que escolheu estudar na mesma instituição em que ela construiu a sua graduação. Histórias como a de Ana exemplificam que o papel da docência não se mede apenas pelo conteúdo transmitido, mas pela transformação humana que provoca.

Fabiana França, pró-reitora acadêmica da UNIFACS, destaca o papel do professor como indo além da mediação do conhecimento. “Ao reconhecer as individualidades, estimular o engajamento e promover um ambiente de acolhimento, o docente contribui para a permanência estudantil e para o desenvolvimento de competências socioemocionais. É uma atuação que extrapola a sala de aula, tornando-se nosso maior elo com os estudantes, capaz de inspirar, orientar e fortalecer o propósito de seguir adiante mesmo em frente a dificuldades.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

09 12 2025 Escolas Municipais se apresentam no Palco Esperança Fotos Otávio Santos SECOM PMS (10)
Corais formados por alunos de escolas municipais encantam público do Natal Salvador 2025
Alunos das Escolas Municipais Doutor Eduardo Dotto (Praia Grande) e Professora Alexandrina Santos Pita...
Musical Hair - foto Pablo Pereira (5)
Musical “Hair” entra em cartaz no Teatro Martins Gonçalves
O musical Hair estreia no Teatro Martins Gonçalves no dia 13 com sessões às 16h e às 19h. Nos dias 14,...
unnamed (1)
Células-tronco no combate à dor: entenda como a medicina regenerativa está transformando tratamentos articulares
Avanço da medicina regenerativa amplia possibilidades terapêuticas e oferece alternativas seguras e minimamente...
WhatsApp Image 2025-12-06 at 10.19
Dados do TCE e expansão da rede estadual contrariam discurso de ACM Neto sobre regulação na Bahia
Dados oficiais da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e trechos de decisões do Tribunal de Contas do...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar